Realizado bienalmente, o Encontro Nacional sobre Preservação de Memória no Setor de Energia Elétrica – Preserva.ME, acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro e fará parte das comemorações dos 30 anos da Memória da Eletricidade, celebrado no dia 16 de outubro.

O aniversário da instituição, que foi criada em 1986, por iniciativa da Eletrobras, com o objetivo de preservar a história da implantação e do desenvolvimento da indústria da eletricidade no país, será marcado por um coquetel ao fim do primeiro dia de palestras do Preserva.ME, quando ocorrerá também o lançamento de três publicações da instituição: os e-books “Encontros de Memória, “Guia de Coleções Pessoais” e “Citações 2”.

O Preserva.ME-2016 será realizado na Fundação Biblioteca Nacional, no Centro do Rio, e reunirá especialistas em preservação de memória de diversas instituições, que discutirão a importância da memória e a atuação coorporativa das empresas na preservação do patrimônio institucional e cultural.

Segundo Leila Lobo, coordenadora do Centro de Referência da Memória da Eletricidade, e uma das organizadoras do Preserva.ME-2016, ao lado de Ligia Cabral, coordenadora de Pesquisa da instituição, o evento tem por objetivo apoiar e debater temas relativos à preservação de memória, em suas diversas frentes de trabalho, fortalecendo a imagem da instituição como centro de integração dos estudos históricos relativos ao desenvolvimento do setor de energia elétrica no país.

Além disso, prossegue Ligia Cabral, com o encontro, a Memória da Eletricidade cumpre seu papel de agente mediador entre o setor de energia elétrica e as instituições e especialistas da área de preservação de memória e organização de acervos históricos, algo que merece estar no cotidiano do setor.

As duas organizadoras acreditam que o Preserva.ME-2016 seja um passo importante na direção de motivar as empresas, principalmente do setor elétrico, a cuidar melhor de sua história, de forma contínua, permitindo o desenvolvimento de atividades relacionadas à preservação de memória e recuperação e divulgação de acervos históricos.

Mais informações sobre o Preserva.ME-2016 podem ser encontradas no endereço http://bit.ly/2clMAyi, onde também é possível fazer a inscrição para o evento.

Os 30 anos da Memória e o Preserva-ME

Ao completar três décadas de existência, a Memória da Eletricidade, segundo seu presidente, Mario Fernando de Melo Santos, assume uma posição diferente do que havia no passado, estabelecendo novos direcionamentos institucionais com a convicção de que a Memória precisa apresentar-se como uma organização viva, que enxerga o futuro do setor elétrico e está disposta a contribuir com ele por meio da geração de conhecimento, baseada na expertise de lidar com o passado e a com a história do setor.

Na visão da diretora da instituição, Helena Guido, a realização do Preservar.ME é um convite ao debate de temas importantes, uma oportunidade para conhecer mais de perto projetos de destacada relevância, entender seus objetivos, principais resultados e os caminhos percorridos pelos apresentadores e debatedores na geração de valor para as instituições e para a sociedade. “Também é um tempo de celebrar e agradecer aos parceiros pelo apoio recebido ao longo destes 30 anos, e igualmente um ponto de partida para os próximos 30”, afirmou.

Livros

Pela primeira vez, a Memória da Eletricidade publica um levantamento da documentação custodiada pela instituição. O “Guia de Coleções Pessoais” tem como objetivo conduzir o pesquisador através desse acervo, facilitando o acesso às informações, e revelando novas fontes de pesquisa.

Já o livro “Encontros de Memória” apresenta as palestras do primeiro Preserva.ME, realizado em 2014. Mais que um registro, a publicação torna possível à revisitação de um evento que possibilitou o intercâmbio entre experiências institucionais, estimulou iniciativas de pesquisa e tratamento, e evidenciou as práticas e desafios no trabalho de preservação de acervos históricos.

O e-book “Citações 2” reúne referências a trabalhos disponíveis na web que utilizam as publicações da instituição como fonte de informação conceituada. São artigos, papers, teses e outros trabalhos, principalmente acadêmicos, sobre a história do setor de energia elétrica e outros temas, no Brasil e no exterior.

Serviço

O quê:  Encontro Nacional sobre Preservação de Memória no Setor de Energia Elétrica – Preserva.ME. 2016

Quando: 20 e 21 de outubro, a partir das 9h.

Onde: Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional (acesso pela Rua México), Centro, Rio de Janeiro.

Comentários

Comentários