0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

RIO – O evento Ilha Design é uma iniciativa de estudantes de Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que tem o objetivo de introduzir o Design e as Artes como formas de integração social e cultural entre os estudantes da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega e os demais moradores da Vila do Abraão, localizados na Ilha Grande – município de Angra dos Reis, RJ.

O evento ajuda a comunidade a gerar soluções de maneira sustentável, usando os recursos existentes na Ilha, possibilitando tanto a utilização consciente desses recursos, quanto alternativas de fonte de renda. Amanda Ferreira, monitora na edição de 2009, nos conta que “o Ilha Design é um Projeto onde o criar se une com o sonhar. Um grupo de universitários, cheio de ideias e vontade de mudar o mundo, fez sua parte através de atitudes simples: uma aula de origami, de pintura, tudo vale! O que importa é a boa vontade e aquele desejo de sonhar, de mudar!”

Tendo início em 2007 como uma iniciativa independente de um grupo de alunos, a primeira edição do evento aconteceu com o apoio de professores do curso e com uma pequena verba arrecadada através de patrocínios e de um bazar feito no prédio da reitoria da UFRJ. A partir do segundo ano, o Ilha Design foi submetido e aprovado como um projeto de extensão da universidade. A cada ano mais de duas mil pessoas participam, entre crianças, jovens e adultos.

A Ilha Grande, que recebe o evento anualmente, é uma reserva ambiental que contrasta as belezas naturais com problemas sociais, como a baixa renda da população, pouco investimento do governo e restrito acesso a informação e recursos.

A proposta

Ilha Design já obteve importantes resultados para a comunidade, como: disseminação da importância do Design e das Artes como forma de integração social e cultural, divulgação de diferentes campos profissionais, reafirmação da importância das Artes no ensino público, estímulo à permanência e participação dos estudantes na escola e criação de fontes de renda alternativas.Assim, durante todas as atividades, procura-se trabalhar o desenvolvimento motor, a sensibilidade e a criatividade dos participantes, ao mesmo tempo em que propõe a eles uma reflexão sobre Artes e Design, mostrando sua importância para a sociedade nos âmbitos econômico, social e ambiental. As oficinas podem ser ministradas por pessoas da equipe ou qualquer pessoa que tiver o interesse de desenvolver atividades durante o evento, bastando inscrever sua proposta através do site.

Os resultados

Existe também um impacto nos voluntários, pois a experiência fora dos muros da universidade possibilita o maior desenvolvimento da consciência sobre assuntos ligados à sustentabilidade, à integração com as comunidades e à experiência em lecionar.  Como conta Vanessa Robadey, membro da equipe até a quarta edição “o Ilha Design é a oportunidade de aprender aquilo que a vida acadêmica não ensina e que é o que realmente vale na vida. A gratidão, o carinho e a sinceridade dos alunos são as justificativas para ralarmos tanto e fazer o evento acontecer”.

O projeto recebeu uma Menção Honrosa no 5º Congresso de Extensão da UFRJ e participou do Congreso Internacional Universidad 2010, (em Havana, Cuba), e do Congresso Sustainability in Design: NOW! (em Bangalore, na Índia), promovido pelo Politecnico di Milano, com publicação na Greenleaf, uma das maiores editoras do mundo de assuntos ligados à sustentabilidade, criando uma ligação entre a UFRJ e várias instituições nacionais e internacionais.

O projeto faz uma ponte entre os envolvidos e o estilo de vida Sustentável, acreditando que a única forma de alcançá-lo é integrando ensino e sociedade, tanto para os estudantes e professores da escola que recebem o evento, quanto para estudantes e professores da universidade que proporcionam as atividades, através de uma educação contextualizada.

A quinta edição acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2011, na Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, localizada na Ilha Grande, em Angra dos Reis, RJ.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Lucinda Miranda

Próximo post

Igor Mayworm

9 Comentários

  1. 9 de março de 2016 a 17:58 —

    Excelente iniciativa!

  2. 1 de dezembro de 2016 a 21:42 —

    Uma bela iniciativa. Realmente precisamos educar as novas gerações.

  3. 13 de dezembro de 2016 a 14:37 —

    Que legal, somente educando esta geração com consciência ambiental teremos um planeta melhor.

  4. 7 de janeiro de 2017 a 3:10 —

    Parabéns pela iniciativa.

  5. 17 de março de 2017 a 13:06 —

    ótima iniciativa, precisamos de mais pessoas assim.

  6. 30 de março de 2017 a 10:27 —

    Como eu queria que tivesse um projeto desses aqui na minha cidade, conscientização é tudo

  7. 25 de abril de 2017 a 8:26 —

    Parabéns pela iniciativa! Se todos os governantes pensassem assim teriamos um mundo melhor.

  8. 9 de maio de 2017 a 15:50 —

    É isso ai garotada vamos investir em educação e concietização

  9. 9 de julho de 2019 a 15:15 —

    Ótima iniciativa!

Deixe uma resposta