RIO – O evento Ilha Design é uma iniciativa de estudantes de Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que tem o objetivo de introduzir o Design e as Artes como formas de integração social e cultural entre os estudantes da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega e os demais moradores da Vila do Abraão, localizados na Ilha Grande – município de Angra dos Reis, RJ.
O evento ajuda a comunidade a gerar soluções de maneira sustentável, usando os recursos existentes na Ilha, possibilitando tanto a utilização consciente desses recursos, quanto alternativas de fonte de renda. Amanda Ferreira, monitora na edição de 2009, nos conta que “o Ilha Design é um Projeto onde o criar se une com o sonhar. Um grupo de universitários, cheio de ideias e vontade de mudar o mundo, fez sua parte através de atitudes simples: uma aula de origami, de pintura, tudo vale! O que importa é a boa vontade e aquele desejo de sonhar, de mudar!”
Tendo início em 2007 como uma iniciativa independente de um grupo de alunos, a primeira edição do evento aconteceu com o apoio de professores do curso e com uma pequena verba arrecadada através de patrocínios e de um bazar feito no prédio da reitoria da UFRJ. A partir do segundo ano, o Ilha Design foi submetido e aprovado como um projeto de extensão da universidade. A cada ano mais de duas mil pessoas participam, entre crianças, jovens e adultos.
A Ilha Grande, que recebe o evento anualmente, é uma reserva ambiental que contrasta as belezas naturais com problemas sociais, como a baixa renda da população, pouco investimento do governo e restrito acesso a informação e recursos.
A proposta
O Ilha Design já obteve importantes resultados para a comunidade, como: disseminação da importância do Design e das Artes como forma de integração social e cultural, divulgação de diferentes campos profissionais, reafirmação da importância das Artes no ensino público, estímulo à permanência e participação dos estudantes na escola e criação de fontes de renda alternativas.Assim, durante todas as atividades, procura-se trabalhar o desenvolvimento motor, a sensibilidade e a criatividade dos participantes, ao mesmo tempo em que propõe a eles uma reflexão sobre Artes e Design, mostrando sua importância para a sociedade nos âmbitos econômico, social e ambiental. As oficinas podem ser ministradas por pessoas da equipe ou qualquer pessoa que tiver o interesse de desenvolver atividades durante o evento, bastando inscrever sua proposta através do site.
Os resultados
Existe também um impacto nos voluntários, pois a experiência fora dos muros da universidade possibilita o maior desenvolvimento da consciência sobre assuntos ligados à sustentabilidade, à integração com as comunidades e à experiência em lecionar. Como conta Vanessa Robadey, membro da equipe até a quarta edição “o Ilha Design é a oportunidade de aprender aquilo que a vida acadêmica não ensina e que é o que realmente vale na vida. A gratidão, o carinho e a sinceridade dos alunos são as justificativas para ralarmos tanto e fazer o evento acontecer”.
O projeto recebeu uma Menção Honrosa no 5º Congresso de Extensão da UFRJ e participou do Congreso Internacional Universidad 2010, (em Havana, Cuba), e do Congresso Sustainability in Design: NOW! (em Bangalore, na Índia), promovido pelo Politecnico di Milano, com publicação na Greenleaf, uma das maiores editoras do mundo de assuntos ligados à sustentabilidade, criando uma ligação entre a UFRJ e várias instituições nacionais e internacionais.
O projeto faz uma ponte entre os envolvidos e o estilo de vida Sustentável, acreditando que a única forma de alcançá-lo é integrando ensino e sociedade, tanto para os estudantes e professores da escola que recebem o evento, quanto para estudantes e professores da universidade que proporcionam as atividades, através de uma educação contextualizada.
A quinta edição acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2011, na Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, localizada na Ilha Grande, em Angra dos Reis, RJ.
9 span> Comentários
Excelente iniciativa!
Uma bela iniciativa. Realmente precisamos educar as novas gerações.
Que legal, somente educando esta geração com consciência ambiental teremos um planeta melhor.
Parabéns pela iniciativa.
ótima iniciativa, precisamos de mais pessoas assim.
Como eu queria que tivesse um projeto desses aqui na minha cidade, conscientização é tudo
Parabéns pela iniciativa! Se todos os governantes pensassem assim teriamos um mundo melhor.
É isso ai garotada vamos investir em educação e concietização
Ótima iniciativa!