0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Contrariando o discurso reiterado do governo do estado do Rio sobre a crise, a secretária de Cultura do Rio, Eva Doris Rosental, informou que o executivo pretende construir pelo menos outras dez bibliotecas parque no estado até o final da gestão do governo em 2018. A declaração foi feita com exclusividade à Revista Biblioo ao final da cerimônia de abertura da Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura, realizada ontem na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio.

Segundo ela, a ideia é implantar um total de dez novas unidades na Baixada e no interior do estado através de um programa de parceria público-privado nos mesmos moldes das outras quatro que já existem.

Lembrando que as bibliotecas parque do Rio, inspiradas no modelo colombiano, quase fecharam as portas ano passado logo que a crise econômica se intensificou. No entanto, a prefeitura do Rio assumiu as três unidades da capital, enquanto a de Niterói foi assumida pela gestão local.

1ª Semana Internacional de Acessibilidade & Cultura

Iniciativas incipientes buscam promover a inserção de pessoas com deficiência nos espaços culturais no Brasil, dentre os quais bibliotecas. Entre as iniciativas destacadas estão os editais de acessibilidade e o Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas promovidos pelo Ministério da Cultura (MinC), os quais buscavam incentivar a acessibilidade em bibliotecas públicas e a produção e distribuição de livros voltados a pessoas com deficiência visual.

A acessibilidade em bibliotecas públicas também vem sendo explorada nas publicações da Biblioo, o tema foi capa da edição 38 da Revista.

A 1ª Semana Internacional de Acessibilidade & Cultura reúne especialistas e ex-campeões paraolímpicos do mundo todo durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016. De 09 a 15 de setembro de 2016 as bibliotecas parques do Rio e de Manguinhos recebem oficinas, filmes, espetáculos e debates sobre acessibilidade. Durante a tarde de ontem em sessão fechada para convidados foi realizada uma entrevista coletiva que marcou a cerimônia de abertura da Semana Internacional de Acessibilidade & Cultura.

P1200435 (1)

Entrevista coletiva realizada na Biblioteca Parque Estadual do Rio / Foto: Rodolfo Targino – Agência Biblioo

SERVIÇO:

Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura

Data: 09 a 15 de setembro

Entrada Franca

Inscrições para mesas e oficinas: http://goo.gl/Zy8Dsr

Locais: Biblioteca-Parque Estadual – Av. Presidente Vargas, 1261 –Centro

Biblioteca-Parque de Manguinhos – Av. Dom Hélder Câmara, 1184 –Benfica

Barra da Tijuca – Posto 3 – Av. Sernambetiba

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!
Post anterior

Museus do Rio se adaptam para receber público com deficiência

Próximo post

Escolas de São Paulo inovam para formar leitores

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 4 =