0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Após assistir reportagem Raio x das profissões da Globo News que foi ao ar na terça-feira (11/12), fico com a sensação de que sempre colocam as denominadas “novas tecnologias” como a salvação para a Biblioteconomia.

A impressão que a reportagem passa é que o bibliotecário é um profissional averso a essas novas tecnologias, o que não é verdade, conheço vários bibliotecários que possuem conhecimentos avançados em relação às tecnologias digitais e não acredito que a tecnologia digital seja a panaceia para todos os nossos problemas.

Não entendo o motivo de ainda existir afirmações como: “o bibliotecário precisa estar atualizado“, não só o bibliotecário, mas todo profissional precisa estar atualizado. Isso não é um quesito somente nosso, afinal de contas todo e qualquer profissional deve se manter atualizado e estar atento as novidades de sua área.

Não sei se as prefeituras e até mesmo os governos estaduais já estão mais conscientizados a ponto de valorizar o bibliotecário e as bibliotecas municipais. Pelo menos aqui no Rio de Janeiro isso ainda não aconteceu, basta olhar o valor do salário do último concurso, a forma como o poder municipal e estadual administram as bibliotecas, não podemos esquecer que temos uma biblioteca pública fechada para reformas há quase seis anos.

Por fim, em relação ao mercado de trabalho de fato precisamos de concursos com melhores salários, principalmente os de prefeitura e os das bibliotecas escolares. Depositar nossa esperança nas “novas tecnologias” talvez seja uma ilusão do discurso evolucionista pregado pela “modernidade” e pelos modismos ou então uma tentativa de apagamento das questões que estão esquecidas ultimamente na nossa área e principalmente nos currículos das universidades de Biblioteconomia: biblioteca pública, leitura, cidadania, acesso, etc.

Confira a reportagem da Globo News.

https://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/bibliotecario-comeca-a-trabalhar-com-arquivos-digitais/3011596/

 

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Portal dos Periódicos da Capes

Próximo post

SciELO Brasil lança blog de Ciências Humanas

Sem comentários

Deixe uma resposta