0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio realiza a partir de amanhã (20/05) uma série de debates como parte da programação da 13º Semana Nacional de Museus. O tema proposto é “Museus para uma sociedade sustentável”. O CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Abaixo a programação:

Dia 20/05 – 17h às 19h

Abertura: Apresentação do CCBB

Debate: Museu como conscientizador para uma sociedade sustentável.

O problema ambiental e a ideia da sustentabilidade impõem novas exigências educacionais que estimulam a participação de todos os cidadãos na tomada de decisões. Quando se pensa em educação como um processo de socialização do conhecimento, do qual participam diversas instituições e atores sociais, podemos enquadrar os museus como instituições educativas, capazes de garantir o seu papel no estabelecimento de uma sociedade sustentável.

Mediador: Julio Bittencourt (UFRGS)
Palestrantes
Sylvana Lobo (IBRAM)

Carlos Gradim (MAR)
Luiz Alberto Rezende (Museu do Amanhã)
Lucimara Letelier (British Council)

Dia 21/05 – 17h às 19h

Debate: As Singularidades da Gestão Cultural

A contribuição da gestão da cultura é particularmente significativa para a teoria geral da gestão. No plano da gestão estratégica, o mundo das artes está habituado à gestão da descontinuidade, com atividades claramente orientadas a projetos, como filmes, exposições e peças teatrais; a importância da dupla gestão, conflituosa e sinergística, entre as competências artísticas e gerenciais; a análise de seus processos inovadores traz contribuição significativa para uma economia dominada por mudanças tecnológicas.

Mediador: Dennis Hanson (UFMS)

Palestrantes
Luis Marcelo Mendes (Site Reprograme)

Katia de Marco (ABGC)

Mario Pragmacio (UCAM)

Dia 22/05 – 17h às 19h

Debate: Ideias para uma gestão sustentável de acervos museológicos.

Encerramento: show com músicos das escolas de música do Rio de Janeiro.

Pensar na gestão de museus significa repensar práticas, rever ações, debater, questionar, mobilizar e, sobretudo, participar socialmente da criação de uma cultura para a construção de um mundo mais sustentável. Com verbas sempre limitadas, a gestão de acervos de maneira sustentável  implica na utilização eficaz e transparente dos recursos, mantendo a confiança de patrocinadores e da sociedade. Uma gestão pautada em princípios éticos, através de escolhas bem feitas, planejamento cuidadoso e atenção ambiental podem garantir seu crescimento e, o mais importante, manter-se no tempo. Simples ações de gestão que vão desde a escolha de materiais economicamente eficientes até a implantação de sistemas de monitoramento contra desperdícios podem ser decisivos na sustentabilidade dos acervos.

Mediador: Anaildo Baraçal (UNIRIO/MNBA)
Palestrantes

Marcelo Szpilman (Aquario)
Miriam Benevenute (Museu da Marinha)
Daniela Mattera (MNBA)

AÇÕES EDUCATIVAS

18 a 24/05 – 14h às 15h

Reconhecendo o CCBB – Visita Teatralizada – Um banqueiro e um jornaleiro apresentam ao público a história do Banco do Brasil e do prédio histórico do CCBB.

18 a 22/05 – 17h às 18h

Reconhecendo o CCBB – Galeria de Valores – Visita mediada à Galeria de Valores, envolvendo atividades que despertam a reflexão sobre Patrimônio e Memória.

20 a 24/05 – 15h às 16h

Reconhecendo o CCBB em Libras – visita a Galeria de Valores – visa aproximar o público surdo do espaço físico do CCBB, trabalhando os conceitos de patrimônio material e imaterial, memória e História.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

BiblioCamp 2015

Próximo post

Lei de Acesso à Informação

Sem comentários

Deixe uma resposta