3
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O iTunes da Apple é um indicador útil para ver que música as pessoas estão ouvindo. Às vezes, as músicas mais populares no iTunes são muito diferentes do Top 100 da Billboard. Por exemplo, a música número um desta semana no iTunes é “Dreams”, com a banda Fleetwood Mac.  Isso mesmo, “Dreams” – desde 1977.

Por que será que uma música de 1977 é a música mais popular do iTunes? Você pode pôr a culpa no TikTok.  Ou, mais especificamente, você pode culpar o usuário TikTok @ 420doggface208. Ele é um cara de meia-idade que postou um vídeo em que aparece num skate, bebendo suco de cranberry, ou seja, de arando – uma dessas frutinhas vermelhas, enquanto dublava “Dreams”.

Esse vídeo curtinho se tornou viral – foi visto mais de 39,9 milhões de vezes. Quando isso acontece no TikTok, outros usuários participam da diversão, copiando o vídeo, usando a mesma música ou criando um vídeo de “dueto” (um vídeo deles e do vídeo original no mesmo quadro).

Pode mesmo parecer estranho. Mas também leve em consideração o seguinte: aquele vídeo bobo de 15 segundos foi influente o bastante para fazer a balança pender para um lado, numa indústria completamente diferente (a indústria da música).

E olha – aposto que a Stevie Nicks está muito feliz que sua música de 43 anos atrás esteja sendo redescoberta. Isso é impressionante para um aplicativo móvel dominado por adolescentes. Também é um bom indicador de que você deve explorar o mundo do TikTok e ver se ele pode dar certo na sua organização.

O que é Tiktok?

TikTok é uma ferramenta de mídia social baseada em aplicativo que permite criar vídeos de 15 a 60 segundos. O que acontece nesses vídeos? Há muita sincronização labial e dança ao som da música. Você também encontrará praticamente qualquer coisa que possa encaixar em um formato de vídeo, incluindo lançamentos de foguetes, parkour, esquetes cômicos, discursos políticos e músicos fazendo suas coisas, bebês fofos, animais e vídeos engraçados. 

Quando se trata de organizações com contas TikTok, você vai encontrar compartilhamentos com notícias recentes, ideias sobre o setor em que atuam e informações sobre novos serviços.

Há quanto tempo o TikTok existe?

Acredite ou não, alguma coisa parecida com o TikTok já existe há seis anos! O app Musical.ly foi lançado em abril de 2014. Bom, para falar a verdade, ele se concentrava em… quase tudo que o TikTok faz hoje em dia. Em 2017, Musical.ly tinha chegado a mais de 200 milhões de usuários.

Em novembro de 2017, Musical.ly foi vendido para ByteDance, que fez um conjunto semelhante de aplicativos: Douyin (com foco na China) e TikTok (com foco no mercado internacional). ByteDance fundiu os usuários de Musical.ly e TikTok, e manteve o nome TikTok para seu aplicativo global.

Qual é mesmo a popularidade do TikTok?

Aí vão algumas estatísticas recentes: 

TikTok tem mais de 850 milhões de usuários ativos por mês;

É a sexta maior rede social. É mais popular do que LinkedIn, Snapchat, Twitter e Pinterest;

A audiência americana do TikTok está entre 16 e 24 anos;

O aplicativo foi baixado mais de 2 bilhões de vezes (de acordo com Sensortower);

https://sensortower.com/blog/tiktok-downloads-2-billion.Hootsuite registrou que  TikTok foi o aplicativo #1 em downloads de 2020

Dolly Parton e a @dollyslibrary  dela estão no TikTok agora! Dolly doou mais de 100 milhões de livros para crianças por meio de sua Biblioteca Imagination. E agora, a partir de agora, ela vai ler livros online! Veja cliando aqui.

O que sua biblioteca pode fazer no Tiktok?

Existem maneiras de conectar o conteúdo do TikTok aos clientes da sua biblioteca? Acho que sim. Aqui estão algumas ideias para você começar:

Resenhas de livros: você pode fazer resenhas de livros de 15 a 60 segundos e compartilhá-las no TikTok. Incentive os espectadores a conferir o livro;

Compartilhe seus recursos: Compartilhe o que você faz na biblioteca! Como muitas bibliotecas, a sua provavelmente tem muitos serviços e recursos que você pode compartilhar em um vídeo curtinho. Convide seu público a experimentar novos serviços e recursos;

Equipe fazendo graça: acho que você tem pelo menos um membro da equipe que sempre faz você rir. Faça com que essa pessoa “faça uma das suas” em um vídeo do TikTok.

O algoritmo do TikTok é semelhante ao Facebook e Instagram, no sentido de que se alguém assistir e interagir com seu conteúdo (ou seja, assistir ao vídeo, clicar em curtir, compartilhar o vídeo, deixar um comentário ou seguir um usuário), essa pessoa terá mais oportunidade de ser exposta ao seu conteúdo no futuro.

Para uma biblioteca, isso significa que um vídeo divertido pode ajudar seu conteúdo mais “sério” a obter mais visualizações também;

Notícias da biblioteca: você pode produzir notícias da biblioteca em 15-60 segundos em um formato de vídeo curto? Aposto que sim! Faça isso em vídeos curtos, de uma forma divertida e despreocupada, e terá espectadores, com certeza. 

A sua biblioteca deveria ter uma conta TikTok?

No momento, o TikTok é uma maneira fácil de atrair a atenção daquela geração mais jovem, com quem é mais difícil de se conectar. Adolescentes e jovens de 20 e poucos anos adoram o app. Se encontrarem outras pessoas e organizações de quem eles gostam usando o TikTok, provavelmente também irão seguir e assistir aos seus vídeos.

Também é super fácil compartilhar um vídeo TikTok com outras plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram, SnapChat e Twitter. Dessa forma, você pode criar conteúdo uma vez e compartilhá-lo em vários lugares, o que economiza tempo.

Realmente, não há nada a perder em tentar experimentar o TikTok.  Então, porque não abrir uma conta e verificar se dá certo em sua biblioteca?

Está curiosa para saber como sua biblioteca pode usar o TikTok? Conversei com uma porção de gente fantástica que já está usando esta plataforma de mídia social e de que forma estão usando para Sljournal:

Bibliotecas a seguir no TikTok

Já há algumas bibliotecas usando o TikTok:

Calgary Public Library (@calgarylibrary)

Dover Public Library (@doverpubliclibrary)

Regina Public Library (@reginapubliclibrary)

Iowa City Public Library (@iowacitypubliclibrary)

Mustang Public Library (@mustangpubliclibrary)

Great Valley High School Library (@gvhslibrary)

Quem seguir – influenciadores e organizações:

Seguir alguns influenciadores e organizações pode dar uma ajuda para você ver que tipo de conteúdo pode dar certo no TikTok:

Charli D’amelio (@charlidamelio) é uma garota de 16 anos e atualmente é a pessoa com mais seguidores do TikTok (com mais de 92 milhões e 200 seguidores);

Gary Vaynerchuk (@garyvee) é um empreendedor que compartilha suas ideias sobre como administrar seus negócios e usar as mídias sociais para se conectar com seus clientes;

Washington Post (@washingtonpost), sim, o jornal americano!

Crocs (@crocs), os fabricantes daqueles calçados bobos estão fazendo um bom trabalho.  Eles estão usando o TikTok para promover a marca;

Chipotle (@chipotle) é outra companhia promovendo sua marca no TikTok; 

Eu (@davidleeking) estou fazendo um bocado de coisas no TikTok, mas sinta-se à vontade – se quiser, me siga!

Outros artigos sobre o TikTok: 

How 7 Brands are Using TikTok

How to Use TikTok: A Step-by-Step Guide   Link: https://blog.hubspot.com/marketing/how-to-use-tiktok

A Guide to TikTok for Anyone Who Isn’t a Teen  

Link: https://slate.com/technology/2018/09/tiktok-app-musically-guide.html

*Publicado originalmente do site Princh sob o título “It might be time” | Tradução: Gilda Queiroz

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

A literatura como ferramenta de prevenção a violência sexual contra crianças e adolescentes

Próximo post

As músicas dizem mais do que nossos ouvindos podem ouvir

Sem comentários

Deixe uma resposta