A contribuição é modesta, mas importante. Com este espírito, realizamos ontem o I Seminário Diálogos Biblioo, cuja temática versava sobre a lei das bibliotecas escolares (Lei 12.244/2010), buscando avaliar seus cinco anos de validade.

Nos honraram com suas contribuições as professoras Bernadete Campello, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Daniela Spudeit, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Bernadete Campello

Bernadete Campello

Valorosa cooperação ao debate também foi dada pela professora Vivian Fraga, cuja luta em favor da biblioteca, dos livros e da leitura tem nos inspirado.

Vivian Fraga

Vivian Fraga

Da bibliotecária Márcia Feijão tivemos o importante apoio não só às discussões realizadas, mas à própria organização do evento.

Márcia Feijão

Márcia Feijão

Da Europa nos veio a estimável colaboração do professor Gunter Schlamp, conselheiro das Secretarias de Educação nos estados alemães de Hessem e Berlim-Brandenburgo e membro do Grupo de Estudos sobre Bibliotecas Escolares, além de Manuela Pargana, coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal.

Mesmo impossibilitados de participarem presencialmente, os parlamentares do Rio deram suas contribuições: o deputado estadual Waldek Carneiro (PT/RJ), autor do livro “Miséria da biblioteca escolar”, e o vereador Babá, autor de um projeto de lei que visa instituir uma rede de bibliotecas no município do Rio.

Por fim, mas não menos importante, registramos a contribuição do Conselho Regional de Biblioteconomia da sétima região (CRB7), na figura de seu presidente, professor Marcos Miranda.

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Numa tarde gelada no Rio, valorosos colegas se dispuseram a participar do evento, no que dispensamos toda nossa gratidão. Que outros “diálogos” sejam possíveis!

Clique aqui e confira as fotos do evento.

Comentários

Comentários