O calendário da diversidade é um projeto que apresenta fotos artísticas de bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da biblioteca da diversidade, uma biblioteca pública com acervo voltado para as questões de gênero e religiosas.
O tema para edição de 2017 do calendário é “Relações”. As fotos apresentam temáticas envolvendo bibliotecas, livros e leitura. O idealizador do projeto é o bibliotecário Cristan Brayner que atualmente também é o diretor do Departamento do Livro Leitura e Bibliotecas (DLLB) do Ministério da Cultura.
De acordo com Cristian, a edição do ano passado foi um sucesso com todos os exemplares vendidos e a intenção é a de que consiga levantar fundos para a construção da biblioteca da diversidade. “É um projeto de direitos humanos. A minha intenção é que daqui alguns anos conseguir receita suficiente para comprar um prédio e inaugurar a biblioteca da diversidade em Brasília”.
A bibliotecária Nathália Romeiro pousou para a edição de 2017 do calendário da diversidade e foi fotografada pela também bibliotecária Fabiana Hayess. “Faz um tempinho que recebi o convite mais inusitado da vida: fotografar nua para o calendário da diversidade de 2017. A renda do calendário será utilizada para uma biblioteca especializada em gênero e eu não podia ficar de fora dessa campanha linda”, destacou a bibliotecária carioca em sua rede social.
Nathália Romeiro (a esquerda) e sua amiga Lanna Freitas / Foto: Fabiana Hayess
Para adquirir o calendário da diversidade de 2017 basta solicitar pelo e-mail bibliotecadadiversidade@gmail.com. O preço é de R$ 50 e mais o valor do frete. Para maiores informações acesse a página da Biblioteca da Diversidade no Facebook. Confira abaixo algumas fotos das versões do calendário.