1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Estão abertas as inscrições para o primeiro curso online de formação de auxiliar de bibliotecas em Duque de Caxias, município da Região Metropolitana do Rio. “Capacita Biblio” é um curso realizado na modalidade livre, com carga horária de 40h, e conta com professores formados em licenciatura em biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

“O curso pretende capacitar os profissionais das escolas e bibliotecas para auxiliar nas salas de leitura. Eles vão aprender técnicas, formas de incentivar a leitura dentro daqueles espaços. A proposta é fazer das salas de leitura um espaço cultural, com atividade de mediação da leitura literária, mediação da informação e organização. Muitas vezes essas pessoas já estão atuando em biblioteca ou gostariam de atuar e necessitam de uma formação”, explica a bibliotecária e idealizadora do curso, Bianca
Ferraz.

Além de bibliotecária, Bianca Ferraz é empreendedora na empresa Ferraz Produções, mestranda em Biblioteconomia, Cultura e Sociedade e produtora cultural com diversas atuações nos municípios de Duque de Caxias, Petrópolis e Rio de Janeiro. Nascida e criada em Jardim Primavera, segundo distrito de Duque de Caxias, ganhou o Prêmio Paulo Ramos (2020), foi coordenadora de produção da Festa Literária da Serra Imperial e dos projetos Salas de Leitura.

Atualmente Bianca integra o “Grupo de Pesquisa Bibliotecas Públicas no Brasil: reflexão e prática” e é pesquisadora do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do Mapa da Leitura, na Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. Ano passado concorreu ao edital emergencial Lei Aldir Blanc e foi contemplada no módulo V do fomento para cursos, inscrevendo o projeto Capacita Biblio.

“Pensamos em um curso que alcance os professores das salas de leitura, os voluntários, agentes de bibliotecas comunitárias e todos aqueles que têm interesse nessa área profissional. Um curso dinâmico com minivídeos, e-book, gamificação, testes, palestras e tutoria sícrona. Um curso que contemplasse disciplinas essenciais para esse profissional”, complementa a coordenadora pedagógica do curso Ana Isabel Sousa, pós-graduanda em Big Data (Universidade Metropolitana) e Tecnologias Educacionais (IBMR) e licenciada em biblioteconomia (UniRio).

Ana Isabel também é conservadora pela Restaurart, idealizadora e professora do projeto Oficina de Biblio, consultora e especialista do Biblivre, software de bibliotecas. Ministrou o curso do Biblivre e de capacitação para auxiliares de biblioteca em plataforma online. O curso Capacita Biblio foi contemplado pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias.

A Lei Aldir Blanc prevê auxílio emergencial ao setor cultural, visando apoiar profissionais da área que sofreram com impacto da Covid-19. Entre os mecanismos de apoio estão editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural.

Serviço:

Capacita Biblio – Curso online de auxiliar de bibliotecas

Link para formulário a ser preenchido, clique aqui.

Período de inscrição: 09 a 25 de fevereiro de 2021.

Inscrição gratuita

Contato: Bianca Ferraz (21) 97992-6060

E-mail: ferrazproducoesbc@gmail.com

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Quem cancela seria cancelado(a)?

Próximo post

Sim! Eu preferia o PT no poder...

Sem comentários

Deixe uma resposta