3
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A Biblioteca Pública de Peterborough, cidade localizada no estado americano de New Hampshire, lançou recentemente o desafio “Reading Challenge”, uma oportunidade aos usuários de expandirem suas opções de leitura e ler ou ouvir livros de 12 categorias diferentes antes do final deste ano de 2021.

As categorias incluem um livro de um autor indígena, um livro ambientado em um lugar em que o leitor gostaria de viver, um livro considerado um clássico pelo próprio leitor, um livro relacionado a Black Lives Matter, um livro que o usuário pretendia ler em 2020, mas não conseguiu, entre outros.

Assim que o desafio for concluído, os leitores podem enviar um formulário de inscrição, a partir de setembro de 2021, para participarem de um sorteio e ganhar um prêmio. Os leitores também podem ingressar em um grupo privado do Facebook para se conectar com outros leitores e discutir o que os outros estão lendo enquanto completam o desafio de 12 livros.

A equipe da biblioteca também postará sugestões ao longo do ano e fará upload de bate-papos ocasionais em vídeo.

A Biblioteca Pública de Peterborough ainda recrutara adolescentes que gostam de ler e compartilhar suas opiniões. Os revisores adolescentes se reunirão mensalmente online, discutirão e escreverão sobre livros e mídia para diferentes públicos e aprenderão como publicar opiniões literárias.

Além do conhecimento, os jovens ganharão horas de voluntariado por participarem de discussões e contribuírem com comentários para várias plataformas de mídia. Os avaliadores adolescentes devem ter idades entre 13 e 19 anos e ter concluído a 8ª série para ganharem horas de voluntariado que podem contar para os requisitos do diploma do ensino médio.

A iniciativa pode inspirar os bibliotecários e bibliotecárias brasileiros(as) a criarem dinâmicas parecidas com o objetivo não só de estimular os leitores, mas de incentivar a diversificação da leitura, contribuindo com a bibliodiversidade.

*Publicado originalmente no The Peterborough Examiner sob o titulo “Town Ward: Peterborough Public Library keeps pages turning during shutdown” | Tradução: Chico de Paula

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

O racismo muitas vezes se encontra na fala proferida por crianças, jovens e mais velhos

Próximo post

Uma pedra, muitas vidas: a reconstrução da memória de minha bisavó

Sem comentários

Deixe uma resposta