1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A revista Acervo lança no dia 7 de junho, às 14h, o dossiê “Diversidades e(m) arquivos”, dedicado às diversidades culturais, com organização dos doutores Diego Barbosa da Silva e Leonardo Augusto Silva Fontes, do Arquivo Nacional. O lançamento faz parte da programação da II Semana Nacional de Arquivos, que vai do dia 04 a 09 de junho.

Na ocasião será promovida uma mesa-redonda com autores de artigos e editores desta edição. Estarão presentes os pesquisadores Anderson José Machado de Oliveira (Unirio), autor do artigo “As habilitações sacerdotais e os padres de cor na América portuguesa: potencialidades de um corpus documental”; Rita Colaço (Museu Memória e História MHB-MLGBT), autora de “A destruição de documentos como objeto estratégico e indicador de desempenho: o caso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ)”; e Taiguara Villela (UFES), autor do artigo “Diversidade na instituição arquivística: práticas com públicos especiais no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo”.

A temática desta edição destaca o papel dos arquivos em custodiar e conservar documentos referentes aos povos e comunidades tradicionais e indígenas, grupos de cultura popular, LGBT e de pessoas com deficiência, com o objetivo de popularizar os arquivos e torná-los espaços democráticos e equipamentos culturais ocupados por todos e todas.

A entrevista deste número foi realizada com James Green, professor titular de história do Brasil na Brown University e autor dos livros “Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX” (Editora Unesp, 2000); “Apesar de vocês: oposição à ditadura militar brasileira nos EUA” (Companhia das Letras, 2009); “Revolucionário e gay: a vida extraordinária de Herbert Daniel”, que deve ser lançado ainda este ano pela editora Civilização Brasileira e do artigo “Abrindo os arquivos e os armários: pesquisando a homossexualidade no Arquivo do Estado de São Paulo”(Revista Histórica, São Paulo, 2001), em que se abordam as dificuldades de pesquisar a temática LGBT em arquivos.

Acervo é a revista do Arquivo Nacional, publicada desde 1986 e que se transformou ao longo dos anos em um periódico técnico-científico de referência nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especialmente história e arquivologia. A publicação recebe somente submissões assinadas por doutores ou que tenham doutores como coautores. Esta edição é a primeira de 2018 e marca a mudança de periodicidade da revista para quadrimestral.

Semana Nacional de Arquivos                                                    

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país e sua segunda edição ocorrerá da próxima segunda-feira (04) a 09 de junho. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. A programação completa está disponível aqui no site do evento.

Serviço

Chamada para o lançamento da nova edição da Revista Acervo. Imagem: divulgação

Lançamento da Revista Acervo – Dossiê Diversidade e(m) Arquivos

Mesa-redonda com os autores e editores:

Professor doutor Anderson José Machado de Oliveira (Unirio);

Professora doutora Rita Colaço (Museu Memória e História MHB-MLGBT);

Professor doutor Taiguara Villela (UFES);

Doutor Leonardo Augusto Silva Fontes (AN);

Doutor Diego Barbosa da Silva (AN).

Apresentação do editor-científico da revista, doutor Thiago Mourelle (AN) e mediação de Raquel Fabio, supervisora de Editoração e Programação Visual do Arquivo Nacional.

Dia: 07 de junho

Horário: 14h

Local: auditório do Arquivo Nacional (Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro)

Entrada gratuita

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Qual a importância das bibliotecas na era da inteligência artificial

Próximo post

Porque a competência em informação promove prática e não status