0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Do portal www.bibliotecas.ba.gov.br.

ENCONTRO_SEBP_TOPO_SITE

Bibliotecários de todo o estado se reunirão na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), entre os dias 20 e 22 de outubro, para o I Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP), uma ação promovida pela Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (FPC/SecultBa), que contará com diversas atividades dentre palestras, mesas de debates e oficinas, visando promover o fortalecimento do SEBP. Bibliotecários interessados no Encontro devem acessar a programação e se inscrever no hotsite do evento, clicando aqui.

O I Encontro terá como intuito o fortalecimento do Sistema, através da integração com as bibliotecas públicas estaduais, municipais e comunitárias, em prol da reversão do baixo índice de leitura no estado. “O I Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia tem como objetivo reunir e integrar os gestores de bibliotecas públicas estaduais, municipais e comunitárias, a fim de assegurar o diálogo, a discussão e reflexão sobre as políticas públicas, relacionadas ao livro, leitura, literatura e biblioteca, bem como estabelecer um espaço de troca de experiências e compartilhamentos desses equipamentos culturais, responsáveis pela promoção do livro e da leitura, democratização do acesso a informação e ao conhecimento”, afirmou Maria Cristina Santos, coordenadora do SEBP.

Rede – As iniciativas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas integram uma rede de ações em prol do livro e da leitura, encabeçadas pela Fundação Pedro Calmon, que atua não somente nas seis Bibliotecas Públicas Estaduais em Salvador, em uma Casa de Cultura no município de Lençóis e uma biblioteca no município de Itaparica, além da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, especializada na história da Bahia, como também nas mais de 400 municipais, nas 23 Comunitárias e nos 260 Pontos de Leitura espalhados em todo estado.  Desde 2007, o Sistema implantou 160 unidades e modernizou mais de 180, em parceria com o Ministério de Cultura (MinC), constituindo um sistema de unidades estruturadas e dinâmicas, de modo a serem organismos vivos nos municípios. Nesta rede de assistência, foi possível capacitar, desde 2007, mais de 900 auxiliares que atuam nas Bibliotecas Municipais, Comunitárias e Pontos de leitura enquanto mediadores de serviços.

Durante o Encontro serão apresentados o Site de Bibliotecas do SEBP, o Guia de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia e o Anuário Estatístico das Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia. A atividade contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e instituições parceiras, como a ONG Mais Diferenças e o Comitê Democrático para Informática – CDI Bibliotecas. Além disso, o evento promoverá uma homenagem aos 100 anos da Biblioteca Pública do município de Morro do Chapéu.

Sistema – As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas, a de Extensão, com duas bibliotecas móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé), além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis. O Sistema também fornece consultoria técnica para mais de 400 bibliotecas públicas municipais, comunitárias e espaços de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Rede estadual de Bibliotecas Parque do Rio celebra o Mês das Crianças

Próximo post

Biblioteca estadual inaugurada como modelo está fechada em Parnaíba

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *