A Rede Baixada Literária foi selecionada para a 1° fase na disputa pela emenda parlamentar “Nossa Escolha 2021“, uma iniciativa do deputado federal Alessandro Molon (PSB). A Rede Baixada Literária é um coletivo de 20 bibliotecas comunitárias formado exclusivamente por mulheres que se dedicam à democratização do acesso à leitura literária e à formação de leitores há mais de dez anos na cidade de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio.

“Essa emenda vai fazer com que as bibliotecas comunitárias continuem desenvolvendo o seu trabalho, formação de leitores e incentivo à leitura literária nos bairros descentralizados de Nova Iguaçu. Seu voto vai contribuir com 20 Bibliotecas Comunitárias e mais de 8 mil leitores e leitoras atendidos nesses espaços”, diz o chamado do coletivo.

Para manter o funcionamento desses espaços atendidos pela Rede, a equipe se organiza em diversas ações para a mobilização de recursos: realiza campanhas para doações de livros, equipamentos e materiais de ambientação e envolve a comunidade na organização do acervo e de outras atividades como sarau, bate-papos com autores, jogos literários e produção de produtos que movimentam a economia criativa.

De acordo com o celetivo, todas as integrantes se dedicam à elaboração de projetos e a inscrição das bibliotecas em editais públicos e privados de fomento à cultura no território, articulação com o poder público, diálogos sobre as políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

“Essas atividades só são possíveis de serem realizadas por conta do apoio financeiro e demais parcerias que investem em nossos espaços e acreditam no nosso trabalho. É com esse apoio que mantemos as portas das bibliotecas abertas, que disponibilizamos um acervo de qualidade e um ambiente confortável e de acolhimento, que valorizamos a qualificação de mediadoras de leitura e que reforçamos o laço afetivo com a comunidade”, dizem.

A votação começou no dia de 29 de setembro e vai até o dia 17 de outubro, pelo site www.nossaescolha.com.br. Para votar, basta registrar-se com e-mail ou Facebook, inserir nome completo, e-mail e CPF. Na categoria “cultura”, selecionar o projeto Rede Baixada Literária – Bibliotecas Comunitárias na luta pela Literatura como um direito humano nas periferias de Nova Iguaçu.

Comentários

Comentários