As bibliotecas públicas (BP) são instituições relevantes ao desenvolvimento social, cultural e de cidadania de toda a gente que ali reside. Todas as bibliotecas públicas assumem hoje o papel de centro de informação atualizada, investigativa e de prestação de serviço ao usuário. Logo, esta assume a responsabilidade de formação e crescimento integral ao indivíduo.
Em conjunto com as escolas, instituições dessa sociedade, as bibliotecas públicas devem cumprir seu papel com maestria. Para tanto, o bacharel em biblioteconomia ou profissional da informação é pessoa chave para que todas as funções se desempenhem de maneira plena. Sob o entendimento de que a biblioteca, seja ela em qual especificidade se configura, sob o comando do profissional que se projetou para atender e ser capaz de fazer todo o tratamento técnico da mesma, demanda a obrigatoriedade deste profissional em gestão da biblioteca.
Ao bibliotecário cabe o desafio de enfrentar com competência e habilidade informacional o público. A biblioteca deixa para trás a ideia de depósito de livros impressos com mudança de paradigma a fim de atrair todos os tipos de classes de pessoas como centro de conhecimento e pesquisa, desenvolvimento e divulgação de culturas informacionais acrescendo à toda população integrada pela mesma.
A função social da biblioteca está incorporada à comunidade. Biblioteca, escola e universidade com diferentes grupos sociais se complementam em diversas etapas da vida do indivíduo e marcam de forma perene a vida do cidadão. E a sociedade está em constante mudança, como também é a biblioteca pública. Ela deve acompanhar as mudanças desta mesma sociedade. Hoje, com a era tecnológica, o bibliotecário deve obter nas tecnologias um aparato para desenvolver seu trabalho, suas informações a serviço da população.
Propostas como candidata bibliotecária e vereadora
- Regularizar na Lei Orgânica Municipal a profissão de Bibliotecário em arquivos, bibliotecas, centro de informação, museus entre outros conforme a lei;
- Revitalização da Biblioteca Pública, escolares;
- Fazer todo tratamento técnico nas bibliotecas;
- Instituir marketing de divulgação e comunicação da Biblioteca pública e a cidade de Bocaiúva.
- Informatização das Bibliotecas Escolares e Pública;
- Fazer um cinema digital através de aparatos tecnológicos;
- Fazer um intercâmbio da Biblioteca Pública com as escolares;
- Ações Culturais como: hora do conto, conversa com o autor, semana do livro, entre outras ações atraindo escolas de ensino fundamental 1 e 2, universitários e pessoas em geral.
- Compra de mobiliários para atender a sociedade bocaiuvense e pintura adequada a cada setor da BP;
- Porcentagem de 1% a 5% da Cultura e da Educação para as Bibliotecas;
- Compra de livros literários;
- Criar um blog de comunicação entre a cidade e a câmara municipal.
OBS.: Todos estes objetivos descritos acima só serão possíveis a execução se a lei de obrigatoriedade do bibliotecário for realmente instituído e os demais objetivos através de emendas parlamentares para execução e compra de todos os materiais, recursos tecnológicos para uma prestação de serviços à comunidade;