0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A Comissão dos Trabalhadores em Bibliotecas e Arquivos da Universidade Federal Fluminense (UFF) está organizando o I Encontro sobre Bibliotecas e Arquivos. Um dos objetivos do evento é procurar reunir, mobilizar e conscientizar os profissionais da informação acerca do valor das bibliotecas e arquivos da universidade, assim como, a importância dos profissionais e do papel das unidades de informação na pesquisa acadêmica.

O Encontro será realizado no dia 09 de dezembro de 2016, das 8 às 18h, no Auditório da Faculdade de Economia, localizado no campus do Gragoatá da UFF, na Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis.

Em entrevista à Revista Biblioo, Gilda Avarenga, bibliotecária e secretária da Comissão dos Trabalhadores em Bibliotecas e Arquivos da UFF destacou que o encontro vai discutir temas dentre os quais estão “o valor das bibliotecas e arquivos na UFF e o estímulo a organização dos trabalhadores das bibliotecas e arquivos para exigirem melhores condições de trabalho”.

convite-virtual

Programação

A programação do evento tem nomes que atuam em instituições da Biblioteconomia e Arquivologia. Confira a programação oficial do evento:

Dia 09/12

8:00 – Credenciamento

9:00 – 10:15 – 1ª Mesa:  “A importância das bibliotecas, dos arquivos e da pesquisa na comunidade acadêmica”.

  • Debatedor 1: (A importância das bibliotecas, arquivos – histórico do Sistema de Bibliotecas da UFF – Prof. João Carlos – Ex diretor da SDC)
  • Debatedor 2: Pesquisa científica na academia e a biblioteca universitária como mediadora da construção de conhecimento (Profª. Lena Vania Pinheiro / IBICT/UFRJ)
  • Mediadora: Gilda Alvarenga (Bibliotecária da UFF, Secretária da CTBA e Coordenadora de Impressa do SINTUFF)

10:15 – 10:30: Perguntas aos debatedores pela plateia

10:30 – 10:45: Coffe Break

11:00 – 12:15 – 2ª Mesa: “A precarização do trabalho e as condições desfavoráveis nos ambientes das bibliotecas da UFF: Insalubridade e assédio moral, pontos nevrálgicos do dia-a-dia nas B.U.s”

Debatedor 1: Abordagem do tema sobre insalubridade: quais os riscos para os trabalhadores? (Prof.ª Francelina Helena Alvarenga Lima e Silva / pesquisadora da FIOCRUZ)

Debatedor 2: Assédio moral e bondade disfarçada: o lado maquiavélico dos chefes. Quando o bem é feito aos poucos e o mal de uma só vez. Quais os riscos para o trabalhador e as sequelas que este comportamento causa a longo prazo?

Mediador: Nilo Ribeiro (Bibliotecário da UFF, Membro da CTBA e representante do BASE UFF)

12:15 – 12:30: Perguntas aos debatedores

12:30 – 14:00: Intervalo para almoço

14:00 – 15:30: Apresentação de ações para melhorias dos serviços pelos bibliotecários e arquivistas inscritos nesta modalidade.

15:30 – 17:00: “O fazer biblioteconômico em tempos difíceis: sem estrutura, mas sem perder a ternura…o desafio do ser”

Palestrante: análise dos novos tempos. Como ser em meio a era digital. Quem sou eu? (Prof. Briquet de Lemos)

17:00 – 17:15: Perguntas ao palestrante e aprovação da carta pública do evento, e formação da comissão de representantes permanentes para estudo dos temas tratados no evento.

17:15: Coquetel, sorteio de livros, e apresentação musical no auditório.

18hs: Encerramento

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Distrito Federal tem aumento no volume de deliveries de comida

Próximo post

Geladeiras usadas viram bibliotecas em Joinville, SC

Sem comentários

Deixe uma resposta