0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O evento começa nesta terça (24), às 19h, com a mesa Racismo Estrutural, com a presença Wanessa Brandão,  pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidades, Gênero e Família e articuladora na Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, participa também Natalia Stoco pesquisadora no Laboratório de Estudos de Gênero e Sexualidades da  Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além de ser integrante dos coletivos:  Preto Dandaras Baixada e  Mulheres Madalenas da Baixada. 


A mediação é com Solange Sousa,  pedagoga,  mestre em educação, psicopedagoga e mediadora de leitura da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus de Salvador. Está programado ainda uma apresentação cultural com Marcos Rosa, cantor, compositor e pesquisador na área de linguística e etnomusicologia.  O artista flerta com o Blues, o Jazz e outros ritmos originalmente negros.

Na quarta-feira (25),  Feminismo – Mulheres na Política é a temática do segundo dia do seminário. Participam do debate: Louise Santana, pedagoga, especialista em gestão e supervisão educacional e co-vereadora no mandato “Coletiva Nossa Cara”, do PSOL- Ceará, Leci Carvalho professora com pós-graduação em História da África, coordenadora do Centro de Agitação Popular ( AGITA). A mediação do  bate-papo é de Narlize Costa Fonseca, militante do livro e leitura, pedagoga, contadora de histórias e mediadora de leitura da Biblioteca Comunitária Semente Literária de São Luís. A apresentação artística é comandada por  Lhylliam Lopes, arte-educadora, percussionista, professora de dança e integrante de grupos de cultura popular do Rio de Janeiro.  

A temática Gênero e Sexualidade é o tema abordado no último dia do evento, na quinta (26). Compoẽm a mesa: Fernanda Bravo  pesquisadora, transfeminista e mestranda em psicologia da Universidade Federal do Ceará,  Lucivânia Sousa assistente social com  pós- graduada em Educação em Direitos Humanos, embaixadora pela Diversidade Sexual do Programa de Embaixadores Todxs e autora do livro TRANSformação, com mediação de Kaciane Silva, formada em serviço social e mediadora de leitura da Biblioteca Comunitária Mundo Jovem de Fortaleza. Tem também a apresentação de Daniel Lima Dali, poeta, cantor e que integrou os grupos de rap  DuFront MC’s e A Quebra.

O evento é uma promoção do Grupo de Incidência Política da Rede Nacional. As transmissões do evento são gratuitas e online no canal do Youtube da RNBC, sempre das 19h  às 21, com  transmissão simultânea na página do Facebook da rede. A programação conta ainda com intérpretes de libras.

REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

A Rede Nacional tem bibliotecas comunitárias nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, que atuam na promoção da leitura e da literatura como um direito humano. 

Mais de 110 bibliotecas comunitárias integram a Rede Nacional, espalhadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e Pará.

A RNBC cresce com os objetivos de democratizar o acesso às bibliotecas e à cultura literária, além de articular a manutenção, o reconhecimento e a sustentabilidade de bibliotecas comunitárias, influenciar e construir políticas públicas do livro  e da leitura no Brasil.

SERVIÇO

SEMINÁRIO  DE INCIDÊNCIA POLÍTICA:  O BRASIL DAS MINORIAS

Dias: 24,25 e 26 de agosto, às 19h
Transmissão Facebook da RNBC
Canal no Youtube da RNBC 

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Anúncios
Postagem anterior

Bibliotecário promove seminário para jovens que estejam iniciando seus empreendimentos

Próximo post

Entidades denunciam tentativa de privatização do Arquivo Público de São Paulo