O evento começa nesta terça (24), às 19h, com a mesa Racismo Estrutural, com a presença Wanessa Brandão, pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidades, Gênero e Família e articuladora na Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, participa também Natalia Stoco pesquisadora no Laboratório de Estudos de Gênero e Sexualidades da  Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além de ser integrante dos coletivos:  Preto Dandaras Baixada e  Mulheres Madalenas da Baixada. 

A mediação é com Solange Sousa,  pedagoga,  mestre em educação, psicopedagoga e mediadora de leitura da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus de Salvador. Está programado ainda uma apresentação cultural com Marcos Rosa, cantor, compositor e pesquisador na área de linguística e etnomusicologia.  O artista flerta com o Blues, o Jazz e outros ritmos originalmente negros.

Na quarta-feira (25),  Feminismo – Mulheres na Política é a temática do segundo dia do seminário. Participam do debate: Louise Santana, pedagoga, especialista em gestão e supervisão educacional e co-vereadora no mandato “Coletiva Nossa Cara”, do PSOL- Ceará, Leci Carvalho professora com pós-graduação em História da África, coordenadora do Centro de Agitação Popular ( AGITA). A mediação do  bate-papo é de Narlize Costa Fonseca, militante do livro e leitura, pedagoga, contadora de histórias e mediadora de leitura da Biblioteca Comunitária Semente Literária de São Luís. A apresentação artística é comandada por  Lhylliam Lopes, arte-educadora, percussionista, professora de dança e integrante de grupos de cultura popular do Rio de Janeiro.  

A temática Gênero e Sexualidade é o tema abordado no último dia do evento, na quinta (26). Compoẽm a mesa: Fernanda Bravo  pesquisadora, transfeminista e mestranda em psicologia da Universidade Federal do Ceará,  Lucivânia Sousa assistente social com  pós- graduada em Educação em Direitos Humanos, embaixadora pela Diversidade Sexual do Programa de Embaixadores Todxs e autora do livro TRANSformação, com mediação de Kaciane Silva, formada em serviço social e mediadora de leitura da Biblioteca Comunitária Mundo Jovem de Fortaleza. Tem também a apresentação de Daniel Lima Dali, poeta, cantor e que integrou os grupos de rap  DuFront MC’s e A Quebra.

O evento é uma promoção do Grupo de Incidência Política da Rede Nacional. As transmissões do evento são gratuitas e online no canal do Youtube da RNBC, sempre das 19h  às 21, com  transmissão simultânea na página do Facebook da rede. A programação conta ainda com intérpretes de libras.

REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

A Rede Nacional tem bibliotecas comunitárias nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, que atuam na promoção da leitura e da literatura como um direito humano. 

Mais de 110 bibliotecas comunitárias integram a Rede Nacional, espalhadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e Pará.

A RNBC cresce com os objetivos de democratizar o acesso às bibliotecas e à cultura literária, além de articular a manutenção, o reconhecimento e a sustentabilidade de bibliotecas comunitárias, influenciar e construir políticas públicas do livro  e da leitura no Brasil.

Serviço

SEMINÁRIO  DE INCIDÊNCIA POLÍTICA:  O BRASIL DAS MINORIAS

Dias: 24,25 e 26 de agosto, às 19h
Transmissão Facebook da RNBC
Canal no Youtube da RNBC 

Comentários

Comentários