0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou hoje (29) que vai abrir vagas para o mestrado profissional em Ciências da Informação. De acordo com a informação publicada no site da instituição, o curso foi aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na semana passada e o processo seletivo será realizado ainda este ano, com a primeira turma ingressante no segundo semestre letivo.

O mestrado é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com linha de pesquisa em Gestão da Informação.

A UFRN não é a primeira universidade a oferecer mestrado profissional na área. Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) já existe um mestrado profissional em Biblioteconomia desde 2011. Já na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) é oferecido desde 2013 um mestrado profissional em Gestão de Unidades de Informação.

O que é mestrado profissional?

Conforme informa o site da Capes, mestrado profissional é a designação do mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase, destaca o portal, é a única diferença em relação ao mestrado acadêmico, uma vez que ambos conferem idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, tendo a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

“O mestrado profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação”, garante a instituição.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Oportunidade para bibliotecários

Próximo post

Ipea contrata consultores em Biblioteconomia

Sem comentários

Deixe uma resposta