Por O Globo

Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Cultural Banco do Brasil liderou a lista de exposições pós-impressionistas e modernas mais visitadas do mundo. Em 2015, a mostra “Picasso e a modernidade espanhola”, no Rio, acumulou mais de 620 mil visitantes, com uma média diária de 9.500 pessoas entre junho e setembro, e liderou a categoria, dominada por brasileiros — outras quatro exposições no país aparecem no top 10. O CCBB Rio também ocupa a segunda posição, com “Kandinsky: Tudo começa num ponto” (média de 8,2 mil pessoas).

picasssooo

Ranking das exposições mais visitadas no mundo na categoria pós-impressionistas e modernas – Reprodução/The Art Newspaper

No ranking geral da pesquisa publicada no site “The Art Newspaper“, a mostra de Picasso no CCBB carioca só perde na média de visitantes diários para “Obras primas impressionistas”, que levou 10,3 mil pessoas por dia ao Tokyo Metropolitan Art Museum.

Segundo o mesmo levantamento, a exposição que mais angariou visitantes em 2015 foi “The Paris of Toulouse-Latrec”, do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), com 1,2 milhão de pessoas. Mas, em comparação com a maioria, a mostra ficou aberta por mais tempo — entre julho de 2014 e março de 2015.

Comentários

Comentários