0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Por Paulo Vírgilio da Agência Brasil

Após ter passado pela mais extensa reforma em seus  30 anos de existência, a Casa de Cultura Laura Alvim, localizada na Avenida Vieira Souto 176, em Ipanema, na zona sul do Rio, foi reaberta ao público na noite de hoje (19), com a mesma proposta de um espaço voltado para  teatro, música, cinema e artes visuais. A reforma da Casa Laura Alvim, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, foi patrocinada pela empresa suíça Omega, cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e que se instalou ali, durante o megaevento esportivo,  oferecendo como contrapartida a renovação das instalações.

Com nova identidade visual, o espaço reabre com seus dois teatros completamente modernizados, três cinemas, um grande salão para eventos, de frente para o mar, salas multiuso, galeria de arte e espaço para gastronomia. Entre as novidades está um estúdio musical para ensaios e gravações, aberto a todos os profissionais interessados. De acordo com a Secretaria Estadual de Cultura, o espaço continuará oferecendo uma programação variada e de qualidade. Na galeria de arte, teve início hoje uma  exposição do fotógrafo paulista Júlio Bittencourt, que  passou três anos registrando o cotidiano do Piscinão de Ramos.

“A Casa de Cultura Laura Alvim volta à atividade mais bonita e revigorada. Nos teatros, tanto o principal quanto o porão, houve a troca de equipamentos obsoletos por outros novos. A área para exposições também foi totalmente renovada, com a requalificação de espaços que, antes, estavam sendo subutilizados por falta de melhores condições estruturais”, destacou a secretária Eva Doris Rosental. Ela mencionou também a questão da segurança e da iluminação, beneficiada com a substituição de toda a parte elétrica.

O teatro principal ganhou 200 novas poltronas, equipamentos, camarins e outras instalações. Já o Teatro Rogério Cardoso – também conhecido como Porão -, com 60 lugares, vai receber tanto peças teatrais quanto saraus, performances e outras possibilidades de eventos. A programação para o público começa no dia 6 de outubro, quando Elisa Lucinda inicia a temporada de Paixão, segundo Adélia Prado, que se estenderá até dezembro.

Também em outubro, estreia no dia 11 no teatro a série Música na Laura. Serão duas atrações por mês, sempre às terças-feiras, às 20h, com o objetivo de incentivar e apresentar a efervescente cena musical brasileira. As salas de cinema tiveram a acústica melhorada, ficaram mais confortáveis e já retomaram as exibições nesta segunda-feira. Na área de gastronomia, a novidade é um café da manhã com vista para a praia,  aos sábados e domingos, das 8h às 13h, na varanda do terceiro andar do prédio, um dos últimos casarões da sofisticada Avenida Vieira Souto.

A partir de agora, a Casa de Cultura Laura Alvim estará aberta todos os dias, das 13h às 2h. O novo site (www.casadeculturalauraalvim.rj.gov.br) traz toda a programação de seus espaços e pode ser usado para inscrições nos cursos e workshops oferecidos pelo espaço.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Colégio Pedro II extingue distinção de uniforme por gênero

Próximo post

Obra cobre de poeira livros no Real Gabinete Português de leitura

Sem comentários

Deixe uma resposta