O presidente do Conselho da Coleção Daros Latinamerica, Christian Verling, o diretor artístico da Coleção, Hans-Michael Herzog, e o diretor da Casa Daros, Dominik Casanova anunciaram oficialmente hoje o encerramento da programação da instituição em dezembro desse ano.
Em comunicado oficial, a Casa Daros informou que “a Coleção Daros Latinamerica irá abrir novos caminhos e focar suas atividades públicas no contexto internacional, e redirecionará a Casa Daros para um novo objetivo”.
Segundo o comunicado, “a Casa Daros é parte do patrimônio cultural brasileiro, cujo impacto ressoa pelo continente, e como tal deve permanecer preservada como uma plataforma viva para a população do Rio”.
Desde 2013, a Coleção Daros Latinamerica realizou na Casa Daros do Rio cerca de 20 exposições com suas obras de arte, além de performances, conversas com artistas, oficinas e encontros criativos e “estabeleceu um diálogo vivo sobre arte latino-americana, a partir de seu próprio continente”, diz a nota.
A Casa Daros é um espaço de arte, educação e comunicação, que ocupa um casarão neoclássico do século XIX, preservado pelo Patrimônio da cidade do Rio de Janeiro.
Conforme informações do site da instituição, a Casa Daros é uma instituição da Daros Latinamerica, uma das mais abrangentes coleções dedicadas à arte contemporânea latino-americana, com sede em Zurique, Suíça.
Ela conta com cerca de 1.200 obras, entre pinturas, fotografias, vídeos, esculturas e instalações, de mais de 117 artistas.
A biblioteca
O destino da biblioteca da Casa Daros não foi informado. São aproximadamente 7 mil exemplares entre livros e periódicos, incluindo ainda, recursos de mídia e materiais educativos de museus e instituições culturais.
A biblioteca disponibiliza recursos de grande relevância, constituindo um dos acervos mais significativos do Brasil em arte contemporânea latino-americana, com foco nas obras e publicações dos artistas da Coleção Daros Latinamerica.
Além de publicações de diversos artistas em destaque da América Latina, possui um acervo dedicado à arte e educação e uma seleção de livros de arte para crianças em um espaço especial para o público infantil.
Conforme informação oficial, a biblioteca oferece seu catálogo para pesquisa interna, onde o pesquisador pode contar com o auxílio de bibliotecários especializados, duas salas de estudo com seis lugares cada, sendo uma sala de vídeo, e uma mesa central com oito lugares, todas equipadas com tomadas para carregar dispositivos eletrônicos, além de internet wifi.