1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Com o objetivo de consolidar as bibliotecas públicas e comunitárias como espaços de livre acesso à informação e à leitura, de trabalhar pela inclusão social e de contribuir para a qualificação da educação e do desenvolvimento, o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, realiza anualmente um Concurso de Ajudas, dirigido às bibliotecas públicas dos países e cidades membros.

O Iberbibliotecas é liderado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana segibe conta com a coordenação do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), como Unidade Técnica. O Concurso de Ajudas 2021 receberá inscrições, até o dia 23 de maio, de projetos nas três categorias a seguir:

1) Projetos de biblioteca em tempos de crise: Ações que, com base na experiência atual de realização e em seus resultados, possam considerar sua manutenção, desenvolvimento ou consolidação:

  • Serviços que contribuem para reduzir o fosso digital.
  • Ações para promover a conectividade nas comunidades e suas bibliotecas por meio de alianças para a implementação ou fortalecimento de serviços online.
  • Programas e projetos de treinamento virtual.
  • Desenvolvimento de ações / projetos para implementação de plataformas de treinamento on-line, serviços de referência virtual e serviços de informação local.
  • Projetos que permitem o acesso presencial a serviços de biblioteca, incluindo projetos por meio de telefonia móvel ou celular.

2) Projetos para fortalecer redes e sistemas de bibliotecas nacionais, regionais ou de cidades. Estes projetos deverão estar orientados a cumprir um ou mais destes objetivos:

  • Desenho de planos estratégicos.
  • Estudos de valor das bibliotecas.
  • Estudos de avaliação de serviços.
  • Desenho de planos de apoio à leitura.
  • Desenho de planos de apoio à leitura.
  • Definição de normas de serviço.
  • Plano de gestão de coleções.

3) Projetos de planejamento e desenvolvimento de serviços de extensão de bibliotecas. Entende-se por serviços de extensão de biblioteca aqueles que podem ser oferecidos por bibliotecas móveis ou destinados a comunidades sem acesso a serviços de biblioteca, por motivos de reclusão, exclusão, deficiência ou doença. Os projetos devem estar associados a uma biblioteca pública ou comunitária.

Podem participar bibliotecas públicas, comunitárias e populares dos países e cidades membros: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Peru e as cidades de Medellín e Quito; associações, redes e sistemas de bibliotecas públicas dos países e cidades membros ativos; organizações públicas e privadas que apresentam projetos para o desenvolvimento de bibliotecas públicas e redes de bibliotecas dos países membros; cidades ou países não membros que apresentem um projeto conjunto com uma cidade ou um país membro ativo.

Para outras informações e inscrições, clique aqui para acessar a página do programa.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Desse vício não abro mão

Próximo post

Não me diga “feliz dia!” Levanta e luta comigo

Sem comentários

Deixe uma resposta