5
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

As bibliotecas no Japão esperam que uma máquina que esteriliza livros com luz ultravioleta dê aos visitantes a tranquilidade de ter publicações durante a pandemia do coronavírus.

Bibliotecas de todo o Japão estão instalando esta máquina, que leva 30 segundos para esterilizar um livro com luz ultravioleta e sacudir as páginas para remover a poeira.

A Biblioteca Narimasu, em Itabashi, ao norte de Tóquio, tem uma máquina instalada desde 2018, mas o gerente da instalação disse que agora ela está sendo usada três vezes mais.

Os usuários podem usar a máquina, que está localizada ao lado da recepção, após fazerem o check-out de um livro e novamente quando retornarem. No entanto, isso não é obrigatório.

Para muitos dos que estavam na biblioteca, a máquina era uma novidade e um impedimento do COVID-19.

Um homem usa uma máquina de esterilização ultravioleta para limpar um livro que aluga na biblioteca de Narimasu, no distrito de Itabashi, em Tóquio, Japão.

Eriko Isozaki, que vai à biblioteca semanalmente para pegar livros infantis emprestados, disse que a máquina divertia seu filho, que parecia fascinado pela luz ultravioleta azul.

“Não tenho certeza de como isso é eficaz, mas acho que é melhor do que nada”, disse Isozaki. “E é divertido. Meu filho parece gostar de assistir (a máquina). “

Muitos dos usuários da biblioteca são idosos, portanto, mantê-los seguros é extremamente importante. Muitos deles usaram a máquina para devolver livros, incluindo Yasuhito Kobayashi, de 77 anos.

“Estou aliviado por esterilizar os livros, mas não tenho certeza se é realmente eficaz”, disse ele.

Embora o Japão tenha evitado o grande número de casos e mortes de COVID-19 vistos em outros países ao redor do mundo, agora está passando por uma terceira onda.

*Publicado originalmente no New York Post sob o titulo “Libraries across Japan installing machines that sterilize books with UV light” | Tradução: Chico de Paula

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Anúncios
Postagem anterior

Pesquisas para conhecer projetos que desenvolvam a leitura e a formação do leitor

Próximo post

O capitalismo na biblioteca