6
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Em 2020, saiu mais uma 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, sendo realizada pelo Instituto Pró-Livro – IPL desde 2007, pelo Itaú Cultural e sendo executada pelo IBOPE inteligência. Esta é a única pesquisa que tenta avaliar o comportamento do leitor a nível nacional. Nesta última versão traz dados ligados a leitura com o uso da tecnologia. Caso, não tenha ficado sabendo desta pesquisa, recomendo o Resumão da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil/2020 no canal da Dica de Bibliotecária, por Elani Araújo.

Outra pesquisa bem interessante é o Brasil que lê. Segundo o site, é uma pesquisa que reúne em parceria o Instituto Itaú Cultural, o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e a JCastilho Consultoria para uma ação de mapeamento e análise de projetos de formação de leitores e mediadores em todos os estados brasileiros.

O objetivo é dar visibilidade a ações que estão (re)construindo o tecido social brasileiro através da leitura e da cultura, resgatando histórias e vidas, compartilhando conhecimento e apoiando decisivamente o estabelecimento de novos patamares para a formação continuada de leitores no país.” É uma pesquisa voltada para encontrar iniciativas que valorizem o livro e a leitura, seja em bibliotecas escolares, públicas e/ou comunitárias, em igrejas e associações de moradores, em praças, e em muitos outros lugares.

Se você realiza algum projeto voltado para o desenvolvimento da leitura e da formação do leitor crítico e/ou apaixonado ou conhece alguém que realiza, repasse o questionário da pesquisa “Quanto vale o Brasil que lê? Inscreva seu projeto!”

O site é bem explicado e se tiver algum dúvida sobre a inscrição ou de como preencher corretamente em perguntas mais frequentes. Ao final, o projeto receberá um selo de participação.

Convoco os Bibliotecários para conhecerem este projeto e disseminarem, é importante dar voz a novos projetos que contribuam para a formação do leitor e da cultura do livro. Depende de cada um de nós!

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Edipro relança romances de George Orwell

Próximo post

Bibliotecas japonesas esterilizam livros com luz ultravioleta