Do G1 de SE

A Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) completa 168 anos de fundação nesta quinta-feira (16). A unidade fica na Rua Doutor Leonardo Leite, na continuação da Rua Vila Cristina próximo ao Estádio Batistão, no Bairro 13 de Julho em Aracaju.

A biblioteca tem 13 mil obras que atendem a públicos diversificados. O acervo geral é o local ideal para consultas de assuntos acadêmicos e didáticos. Na Seção de Obras Raras, os leitores podem obter informações a partir do século XIX. Este setor dispõe de cerca de 100 mil obras.

Segundo informações da biblioteca, outro setor procurado é a Seção Circulante. Com mais de 11 mil usuários cadastrados, o acervo conta com cerca de 10,5 mil obras que podem ser consultadas no local ou pelo site, em sua maioria romances e best-sellers, dos mais variados autores e temas didáticos. Essas publicações estão à disposição para o empréstimo aos leitores.

dsc_0567

Biblioteca de Aracaju contém acervo com mais
de 4,5 mil gibis (Foto: Marina Fontenele/G1)

A hemeroteca tem 9 mil jornais e o Setor de Documentação Sergipana tem 6,8 mil com mais de 350 autores e 200 temas variados sobre Estado. As salas de Braille, do Projeto CDI e de Cultura Popular têm publicações adaptadas para a inclusão, laboratório de computadores e literatura de cordel.

Segundo a diretora da biblioteca, Juciene Maria, diversas atividades são criadas para incentivar o interesse pela leitura. “O trabalho realizado por essa instituição atende o caráter cultural e educacional que tem a vocação nata para exercer o papel fundamental na inserção da sociedade sergipana. Nós disponibilizamos para os usuários todo tipo de informação, na igualdade de acesso para todos”, explica.

Comentários

Comentários