Do G1 Região Serrana

A Biblioteca Rocambole do Museu Imperial, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, terá uma programação especial durante todo o mês de maio para comemorar o Dia das Mães e a 14ª Semana de Museus. As atividades são gratuitas e para grupos escolares previamente agendados no Museu. O setor funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. De tarde, as atividades são agendadas por telefone.

No dia 05 de maio, das 14h às 15h, em homenagem ao Dia das mães, as crianças poderão participar de oficina criativa e conhecer aa história “Minha mãe não tem visão de Raios-X”, da autora Ângela McAllister, e ilustrada por Alex T. O texto fala sobre um garotinho que acredita ter uma mãe super-heroína com visão de Raio-X, pois ela sabe tudo que ele está fazendo mesmo estando distante.

Nos dias 10 e 11 de maio, das 14h às 15h, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole e leitura do livro “Por que o Leopardo tem pintas?”, da série Contos de Tingatinga. O conto, que é inspirado em lendas tradicionais africanas, nessa história, questiona as pintas do Leopardo.

No dia 12, das 14h às 15h, será a vez da história do livro “Contos do arco-da-velha”, de Maria Teresa Silva. Em seguida haverá oficina criativa. A série Contos do arco-da-velha reúne histórias portuguesas, que são recontadas com o sotaque lusitano, mas adaptadas para que as crianças as compreendam completamente.

Em comemoração à 14ª Semana de Museus, nos dias 17 e 18 de maio, das 14h às 15h, a contação de histórias será do livro “Dona Saudade”, de Cláudia Pessoa, em seguida haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. A obra conta a história de Fernando, um menino que desde pequeno já se sentia incomodado pela falta que as coisas que desapareciam  faziam.

No dia 19, das 14h às 15h, ainda em homenagem a 14ª Semana de Museus, será contada a história do livro “Um mundo de crianças”, de Ana Busch e Caio Vilela, posteriormente haverá a exploração de livros jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Nos dias 24 e 25 de maio, também das 14h às 15h, o livro a ser lido é “Essa rua é nossa”, de Beatriz Meirelles, em seguida haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. Segundo a obra, as ruas foram feitas para todos, sem exceção. Por isso, é muito importante cuidar delas com responsabilidade e respeito. Isso garante o direito de ir e vir de qualquer pessoa.

Para fechar a programação de maio, no dia 31, das 14h às 15h, a contação será do livro “Primeira semana na escola de vacas”, de Andy Cutbill. Posteriormente, haverá exploração de livro, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. O livro fala sobre a vaca Mimosa, que está muito orgulhosa de Dayse, sua filhinha, que entrará para a escola. A história gira em torno do fato de que ela não consegue fazer pintura a casco, nem espantar moscas com o rabo como as outras vacas.

O acervo da biblioteca é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos. O Museu Imperial fica na Rua da Imperatriz, 220, no Centro de Petrópolis.

Comentários

Comentários