Por Danyele Soares, da Agência Brasil
O Ministério da Cultura garantiu que a Biblioteca Demonstrativa de Brasília, localizada entre as quadras 506 e 507 sul, será reaberta e deu explicações sobre o andamento da reforma.
A garantia foi dada em comunicado recebido na última sexta-feira pelo presidente da Sociedade dos Amigos da Biblioteca, Mauro Mandelli.
No documento, o órgão explica que aguarda o relatório técnico para certificar o recebimento da reforma das instalações elétricas e do telhado. Também diz que deve realizar, no segundo semestre, uma nova licitação para os serviços de vigilância e de limpeza.
Mauro Mandelli explica ainda que a perda para a comunidade é grande enquanto o espaço permanecer fechado e destaca alguns dos projetos que eram desenvolvidos na biblioteca.
Na próxima quarta-feira, o Movimento Reabre Biblioteca Demonstrativa vai fazer um ato em frente ao local para pedir a reabertura do espaço. A manifestação foi marcada pelas redes sociais e, até agora, cerca de 200 pessoas confirmaram presença.
Em maio do ano passado, a Defesa Civil interditou o local por tempo indeterminado depois de verificar risco de desabamento. Segundo a Defesa Civil, o espaço, que recebia cerca de mil e 500 pessoas todos os dias, estava com a estrutura comprometida e apresentava desgaste da laje e corrosão das ferragens.