1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Um candidato a vereador em Niterói, cidade da Região Metropolitana do Rio, se utilizou do logotipo da Biblioo para espalhar uma notícia falsa nas redes sociais. Carlos Maranhão, do Partido Trabalhista Cristão (PTC), publicou no grupo “Zona Norte também é Niterói”, no Facebook, uma falsa pesquisa atribuída à nossa publicação, em que o seu candidato à prefeito, Allan Lyra, aparece em segundo lugar na disputa.

“2º Turno Allan Lyra é Bolsonaro! A mamata vai acabar esquerdopatas. Não vai ter Lockdown”, diz a postagem do candidato em que aparece um banner com o logotipo da Biblioo. Um banner semelhante foi postado no mesmo grupo por um homem identificado como “Adauto Oliveira” (administrador do grupo), que nas redes sociais se apresenta como apoiador do também candidato a vereador de Niterói pelo PTC, Douglas Gomes.

Postagens com pesquisa atribuída falsamento a Biblioo. Imagem: print Facebook

Como o banner continha o nome de Axel Grael, candidato à Prefeitura pelo PDT de Niterói, no topo da imgem, nós procuramos a assessoria do candidato. Fomos informados que o banner original é esse aí abaixo, publicado durante a semana nas redes de Grael, em que se destaca a entrevista concedida pelo candidato à Biblioo, na série de entrevistas que realizamos com postulantes às prefeituras de três cidades da Região Metropolitana do Rio.

Segundo o Jornal O Dia, com 41% das intenções de voto induzidas, o candidato Axel Grael se consagraria prefeito já no primeiro turno. Os demais candidatos, juntos, somam 31%. Sendo, Felipe Peixoto (PSD) com 11%, Deuler da Rocha (PSL) com 7%, Flavio Serafini (PSOL) e Juliana Benício (Novo) com 5%, Allan Lyra (PTC) com 3%, Renata Esteves (PMB), Tuninho Fares (DC) e Sérgio Perdigão (PSTU) não pontuaram.

Nós procuramos o candidato e o alertamos de que a informação divulgada por ele é falsa, mas ainda não obtivemos retorno. Também estamos encaminhando a questão para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, bem como fazendo a denúncia junto ao Facebook, para que a informação seja retirada do ar. Aos nossos leitores, fica o alerta sobre a falsidade da informção, para que a mesma não se propague ainda mais.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Quando nascem os leitores? - parte 3

Próximo post

Assistência de bibliotecários poderá ser obrigatória em bibliotecas escolares

Sem comentários

Deixe uma resposta