3
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A produtora Debora Ambrosia, junto a outras quatro pessoas, organiza um novo festival de arte urbana independente no Rio de Janeiro que promete movimentar as estruturas. O evento, que começou no último dia 08 de setembro, vai até domingo, dia 12. Com o provocativo nome de KombiNação, a proposta é de uma ocupação urbana entre o posto 1 da praia do Flamengo e a Marina da Glória.

A feira de arte e gastronomia RAT RIO se propõe a trazer uma programação com sarau, leilão, exposição de zines e venda de obras de arte a partir de R$1 (um real).

Segundo os organizadores, “a proposta não é se opor ao suntuoso mercado da arte, mas promover o acesso de colecionadores a artistas independentes e que não estão nas grandes galerias, além de colaborar com a sobrevivência das poetas do Slam das Minas RJ, que estão sem poder fazer suas atividades nas ruas.”

Slam das Minas RJ é um coletivo artístico que organiza uma batalha lúdico poética itinerante no estado do Rio de Janeiro, dando visibilidade a mulheres e está presente em diversos estados. No Rio de Janeiro é formado pelas poetas Andrea Bak, Moto Tai, Genesis, Tom Grito e Rainha do Verso, e ainda Débora Ambrósia (produção), Lian Tai (vídeos) e DJ Bieta (sonorização).

A KombiNação é definida pela produtora como “espaço interseccional e itinerante entre a Kombi Comuna Deusa do Slam das Minas RJ e a Kombi de moda e gastronomia da Favela Hype que ocupa os espaços públicos para proporcionar o “delírio comunista” onde mulheres, pretes e LGBTIAQ+ comem ostra e tomam espumante enquanto pensam arte e fazem revolução”.

Bati um papo rápido com a Debora Ambrosia, produtora do evento, para saber mais detalhes.

D. Nascimento: Como surgiu a ideia do Rat Rio?

D. Ambrósia: O RAT RIO surgiu de uma troca de ideias minhas com Yedda, Kananda Soares, Tom Grito e Janamô, falando sobre o ART Rio, e o quanto tinha artistas incríveis fora desse espaço elitista que é o mundo das artes. Após essa conversa decidimos pensar uma ação conjunta, pois já estávamos com a parceria na feira da glória chamada KombiNação, que é a combinação das nossas kombis, Comuna Deusa e Kombi da favela. O RAT RIO é uma exposição à céu aberto ao lado na Marina da Glória a na beira do mar da Praia do flamengo, com a curadoria de Vivan Mocellin, Yedda Afino, e nós da organização.

D. Nascimento: Do seu ponto de vista, qual a importância da ocupação dos espaços públicos pela arte independente, especialmente nesse momento de retrocesso político?

Ambrósia: A importância desse evento é que os artistas que não estão presentes no ART RIO conseguirem expor seus trabalhos e para que toda população tenha acesso à arte e com preços acessíveis para o artista que está vendendo e para quem está comparando.

D. Nascimento: O público pode esperar por batalha poética do Slam das Minas nessa feira, ou a proposta será outra?

Ambrósia: Nesse evento teremos no domingo um Pocket Show do Slam das Minas RJ e mic aberto. Passaram por aqui tbm além da nossa dj residente DJ Bieta temos tbm outros, djs, performance, leilões de artes.

D. Nascimento: Além de boa comida e muita arte, que surpresas o público pode esperar da feira?

Ambrósia: O público pode esperar muita poesia, arte, ambiente familiar, espumante, ostras, e muito mais. Gostaria de finalizar dizendo que não estamos aqui para vender a nossa dor e sim a nossa arte! Arte e cultura para todes.

———————————————————————————————————————————

A equipe de produção e curadoria formada por Débora Ambrósia e Tom Grito (Slam das Minas RJ) e Kananda Soares, Janamo e Yedda Affini (Favela Hype) já tem participação confirmada de Rafamon que vai fazer um live painting renovando um mural na localidade ao som de Bieta, DJ residente do coletivo Slam das Minas RJ.

Outra atividade que acontece no fim de semana é um leilão solidário que arcará com os custos da produção, com obras doadas por diversos artistas. O leilão acontece todos os dias, em diversos horários do dia.

Como o espaço é aberto e público, a organização recomenda levar cadeira de praia, canga ou similar e manter o distanciamento social. É fundamental, apontam, o uso responsável da máscara.

“Com circulação livre e grátis o RAT RIO promete ser o point cultural democrático deste fim de semana.”

Serviço:

Evento: RAT RIO – KombiNação (entre Arte e Rataria)
Datas: 8 a 12 de setembro
Dias e horários: quarta a sábado, de 15h às 22h, domingo, de 12h às 22h
Onde: de frente pro mar, entre a Marina e o posto 1 da praia do Flamengo
Entrada livre – Chapéu consciente – obras de artistas independentes à venda.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Anúncios
Postagem anterior

Assista: Uma história entre livros, 3 anos "Lendo com Nicolas"

Próximo post

“Muitos profissionais saem da universidade sem terem ouvido falar de Conselho, Sindicato ou Associações de sua profissão”

Sem comentários

Deixe uma resposta