Há décadas, a China tem se esforçado e trabalhado para mostrar ao mundo toda a sua capacidade, potencial e poderio. E não poderia ser diferente com os espaços destinados a abrigar os livros por tempo determinado, quase uma “casa de veraneio”. Sim, estamos falando das livrarias.

Conheça agora uma breve lista com algumas livrarias grandiosas – e fora dos formatos tradicionais, inclusive, no que diz respeito aos expositores – construídas nas terras chinesas:

1 – Yangzhou Zhongshuge, em Zhen Yuan

Com uma proposta de espelhar a imagem refletida nos cristais líquidos, a biblioteca Zhongshuge convida o leitor a acessar águas e sentimentos de poetas e literatos que marcaram presença na província de Yangzhou, sendo dois elementos fundamentais para o lugar. Há também a ideia de ponte em arco, indicando a travessia e o contato entre livros e seres humanos.

2 – Livraria Zhongshuge, em Chongqing

Lugar montanhoso, cercado por rios belos e oníricos, Chongqing é uma cidade que atrai calígrafos, turistas e escritores interessados em suas belezas naturais e passado arqueológico. A Livraria Zhongshuge reproduz esse serpentear montanhoso, oferecendo um espaço intimista, cercado por estantes que lembram pequenas colinhas – e abajures –, além de uma estrutura espelhada – coisa que os chineses parecem adorar! –, com aspecto de lanternas vagando pelo céu em dias especiais. A livraria lembra bastante os projetos de Escher, proporcionando ilusão de ótica e sensação de infinitude.

3 – Livraria Harbook, em Hangzhou

Formas geométricas e uma atmosfera prateada, brilhante, quase como uma névoa iluminada por leves raios solares. Além de moderna, essa livraria traz uma estrutura mais jovem, “clean”, um pouco escritório de arranha-céu com casas futuristas.

4 – Livraria Cifi Xintiandi, em Xangai

Belíssima e extremamente ligada aos magníficos e inesquecíveis jardins chineses, com seus portais da lua, pequenos ornamentos secretos e labirintos. Há inúmeras plantas espalhadas pela loja, inundando o leitor/cliente com a aura adocicada de chá, papéis de livros e viagem no tempo. É completamente ornamental, lembrando também as alcovas de imperadores de dinastias ancestrais.

5 – Livraria The Glade, em Chongqing

Outra aposta no estilo de vida moderno, futurista e “clean”, é uma livraria que poderia muito bem ter alguém ao fundo tocando piano, dividindo espaço sonoro com o tilintar de copos e conversas ao pé da mesa. O toque especial aqui são as cores calmantes, levando o transeunte a achar que está longe da agitação do mundo lá fora.

6 – Livraria Sinan Books, em Xangai

Um passeio pelo subconsciente. Assim, essa livraria em Xangai traz o que chama de um “mapa da mente e corpo humano”. Conferindo intimidade, com luzes e cores mais aconchegantes, dá o toque de submersão e introspecção, criando labirintos que lembram espaços do subconsciente.

Comentários

Comentários