0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Um dos aspectos que mais tem chamado à atenção nos protestos ocorridos nos últimos dias no Brasil é a contestação que o movimento tem feito aos grandes veículos de comunicação.

Repórteres da Rede Globo foram em vários momentos hostilizados e impedidos de realizar seus trabalhos. Não há dúvida de que tais posturas representam uma insatisfação com a forma como estes veículos conduzem a cobertura de atos populares, muitos vezes tendenciosa, mas também por conta da concentração que essas empresas fazem do aparato comunicacional.

Para tentar contribuir com esse tema, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, em parceria com o grupo de pesquisa Políticas e Economia Política da Informação e da Comunicação (PEIC) da ECO/UFRJ, realizar nos dias 27, 28 e 29 desse mês um debate intitulado: A esperança não vem do mar nem das antenas de TV? Políticas e direito à comunicação hoje.

Estarão presentes palestrantes da sociedade civil organizada, da academia e do governo. A intensão é aprofundar temas em discussão atualmente que podem mudar os rumos da comunicação no Brasil, através de debate, lançamento de livro e minicurso, todos gratuitos.

Na quinta-feira, dia 27, o debate Canal da Cidadania: mais pluralidade e diversidade ou mais uma miragem na TV digital? tem como palestrantes Cláudia de Abreu (Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação – Fale-Rio); Arthur William (Associação Mundial de Rádios Comunitárias – Amarc), Octávio Pieranti (Ministério das Comunicações) e representante da Prefeitura do Rio de Janeiro (a confirmar).

O debate vai contar com Jonas Valente (pesquisador do livro, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília – UnB – e integrante do Coletivo Intervozes), Marcos Dantas (professor doutor da Escola de Comunicação – ECO/UFRJ) e Graciela Selaimen (Instituto Nupef – Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação).

O fechamento das atividades acontece no sábado, dia 29, com um curso sobre radiodifusão no Brasil, ministrado pela professora doutora Suzy dos Santos (ECO/UFRJ) e por Jonas Valente. Pela manhã, a professora vai ministrar a aula “Poder e mídia: economia e política da legislação da radiodifusão no Brasil”, para situar como se organiza o setor no país.

Para se inscrever, acesse: https://bit.ly/cursointervozes2013

Mais informações:

Daniel Fonsêca – (21) 7901-1122 | fonsecaufc@gmail.com

Olívia Bandeira – (21) 8800-8996 | oliviabandeira@gmail.com

Iara Moura – (21) 6942-0910 | iaragmoura@gmail.com

Programação:

Dia 27 jun. 2013, 18h30min, Auditório da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação (CPM-ECO) – Av. Pasteur, 250 – Fundos – Urca. Canal da Cidadania: mais pluralidade e diversidade ou mais uma miragem da TV digital?

Dia 28 jun. 2013, 18h30min, Auditório da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação (CPM-ECO) – Av. Pasteur, 250 – Fundos – Urca. Lançamento do livro “Caminhos para a universalização da Internet banda larga: experiências internacionais e desafios brasileiros”

Dia 29 jun. 2013, Auditório da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação (CPM-ECO) – Av. Pasteur, 250 – Fundos – Urca. Marco regulatório e a campanha por uma nova lei de mídia no Brasil

Manhã (9h-12h) – Poder e mídia: economia e política da legislação da radiodifusão no Brasil – Suzy dos Santos (professora adjunta da ECO/UFRJ e integrante do grupo de pesquisa PEIC)

Tarde (14h-17h) – Para expressar a liberdade: movimento pelo direito à comunicação e o projeto de lei de mídia eletrônica – Jonas Valente (mestre em Comunicação pela UnB e integrante do Coletivo Intervozes).

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Manifestações 2013

Próximo post

Imagens Edição 21

Sem comentários

Deixe uma resposta