1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A experiência acumulada pela Biblioo na cobertura de sucessivas eleições, sejam elas gerais, sejam elas locais, mostra o pouco apreço que os postulantes a cargos no Executivo e no Legislativo têm em ralação aos temas dos livros, da leitura e das bibliotecas. Isso pode ser facilmente constatado a partir da análise dos programas de governo dos candidatos nos últimos pleitos.

Apesar disso, algumas iniciativas veem se destacando nos últimos tempos nessa seara. É o caso do movimento liderado pela Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), que nas últimas eleições cobrou dos candidatos a assinatura de uma Carta de Compromisso, no qual estes se comprometiam, caso eleitos, com a implementação da Lei 12.244/2010 naquele estado. Iniciativas semelhantes se repetiram em outros lugares do país.

Seguindo essa linha, com o objetivo de chamar nossos possíveis futuros prefeitos ao debate, a Biblioo, em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia da Sétima Região (CRB7) e o  Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Rio de Janeiro (SINDIB/RJ), realizará uma série de entrevistas com os postulantes às prefeituras das cidades do Rio, Niterói e São Gonçalo, todas da Região Metropolitana da capital fluminense.

Os detalhes foram acertados em reunião entre o editor-chefe da Biblioo, Chico de Paula, o presidente do CRB7, Marcelo Marques, e a presidenta do SINDIB, Luciana Manta. Todos os candidatos já confirmados pelos respectivos partidos foram convidados, ficando a data da entrevista à critério de cada um deles, respeitado o que responder primeiro à solicitação, no caso de coincidência nas escolhas.

Será uma hora de entrevista com transmissão ao vivo pelos canais das entidades envolvidas. As perguntas versarão sobre as políticas públicas nas áreas de livro, leitura e bibliotecas, com especial atenção para as bibliotecas públicas e as escolares. As questões serão formuladas pelos organizadores, mas também serão aceitas perguntas vindas do público nos dias que antecederem a atividade.

Dentre os(as) candidatos(as) a prefeito(a) da cidade de Niterói, já confirmaram participação Felipe dos Santos Peixoto (PSD), 08/09; Juliana Benício (NOVO), 09/09; Flávio Serafine (PSOL), 10/09; e Bruno Lessa (DEM), 11/09. O evento começa às 18h,  e será mediado por Chico de Paula, com transmissão pelo Facebook e pelo YouTube da publicação, com transmissão simultânea pelos Facebooks do CRB7 e do SINDIB.

A calendário proposto aos candidatos foi o seguinte: do dia 07 ao dia 11 de setembro, falam os candidatos de Niterói; do dia 14 ao dia 18 de setembro é o momento dos candidatos do Rio de Janeiro e do dia 21 ao dia 25 de setembro é a vez dos candidatos de São Gonçalo. E visando a transparência, as regras do debate serão amplamente divulgadas, de modo que fique clara a igualdade das condições para todos os participantes.

“O CRB-7, ao longo da 18ª Gestão, vem realizando ações para incentivar o debate e evidenciar a importância de políticas públicas na área do livro, leitura e biblioteca, buscando despertar a reflexão de bibliotecários e políticos. Para isso, buscou-se promover nos seus eventos este debate e participou de outros que promoviam esta reflexão, como a ‘Frente Parlamentar em Defesa das Bibliotecas e Promoção do Livro e da Leitura’ e as audiências públicas sobre a implementação da Lei Federal 12.244”, explicou o presidente do CRB7.

“Consideramos as entrevistas com os postulantes a prefeitos um momento estratégico para colocar em pauta as demandas de bibliotecas, bibliotecários e da sociedade, reafirmando a importância das bibliotecas como instrumento educativo, cultural e social em suas cidades e a importância do trabalho de profissional bibliotecário frente as bibliotecas”, completa Marcelo.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

TVBiblioo entrevista Neide de Sordi, diretora-geral do Arquivo Nacional

Próximo post

Biblioo e Escola do Parlamento promovem curso sobre tributação do livro