Por Gabriel Menezes de O Globo

Obras e documentos da escritora Rose Marie Muraro estarão disponíveis ao público a partir da próxima segunda-feira, com a inauguração de uma biblioteca com o seu nome em Santa Teresa. Ela funcionará no endereço onde já existe há cinco anos o Instituto Rose Marie Muraro, que conta com uma intensa atividade cultural.

Inicialmente, serão disponibilizadas 500 obras para consultas gratuitas. Além disso, pesquisadores terão acesso a documentos pessoais de Rose, por meio de um cadastro especial.

De acordo com a diretora do instituto, Tônia Maria de Barros Muraro — uma das filhas da escritora —, os principais objetivos do espaço serão a promoção da leitura e de debates e reflexões sobre a história da mulher brasileira.

— Vamos permitir que todos possam usufruir deste material com visitas e pesquisas para alimentar este conhecimento com novos livros, artigos, TCCs, dissertações e teses relevantes, com ênfase na temática em gênero. Este material será disponibilizado física e virtualmente para consultas pelo site do instituto — destaca.

Especialista em estudos de gênero, a escritora teve mais de 40 livros editados, que venderam por volta de um milhão de exemplares. Em 2005, ela recebeu, junto com 51 mulheres brasileiras, a indicação para o Prêmio Nobel da Paz no Projeto Mil Mulheres. Rose morreu em 2014, aos 83 anos.

SERVIÇO

Rua Hermenegildo de Barros 44, Santa Teresa. Tel.: 3649-7440. De terça a sexta, das 10h às 18h. A partir de segunda-feira.

Comentários

Comentários