Quais são os horizontes de diálogo entre a Ciência da Informação, a Arquivologia e a Biblioteconomia? Com o objetivo de fomentar a discussão acerca desta interdisciplinaridade no meio acadêmico, os pesquisadores Eduardo Ismael Murguia e Maria Eliane Fonseca Rodrigues organizaram a coletânea Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação (Editora da UFF, 256 p.).
A obra reúne a maioria das conferências e palestras proferidas no II Seminário de Estudos da Informação, evento promovido em setembro de 2011 pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Este é o segundo volume da série, que tem como objetivo oferecer um espaço de reflexão crítica para o debate acadêmico na área.
Definida como um campo interdisciplinar preocupado principalmente com a análise, a coleta, a manipulação, o armazenamento, a recuperação e a disseminação de dados, a Ciência da Informação possui diversas frentes de diálogo com a Arquivologia? ciência que estuda a aplicação de técnicas e métodos específicos voltados à organização, à conservação e à restauração de arquivos? e com a Biblioteconomia? disciplina que se ocupa da classificação, organização, preservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de documentação. A aproximação entre estas áreas teve início em meados do século XX e, desde então, estudos são desenvolvidos para explicar as articulações epistemológicas e políticas que articulam e definem as relações entre estes temas.