Num país que ainda não conseguiu o feito de zerar o número de municípios sem biblioteca, especialmente na área urbana, imagine falar neste tipo de instrumento cultural e educacional nas comunidades rurais. Pois bem, é este o desafio a que se propõe o Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras. Criado há poço mais de dez anos, o Programa já distribuiu mais de dois milhões livros e capacitou cerca de dezoito mil agentes de leitura. “Programa Arcas das Letras surge como mecanismo de apoio que segue, ainda que de forma restrita, promovendo acesso ao livro e estimulando a leitura no meio rural, possibilitando a inclusão e estratégia para o enfrentamento das dificuldades do ponto de vista do acesso ao conhecimento, cultura e lazer”, destaca a coordenadora do Programa Maria Dione Ferreira. Nesta entrevista ela fala da Arca das Letras e dos feitos que ela tem alcançado.
Dione, você poderia, por favor, falar um pouco de sua trajetória profissional?
Possuo formação em Letras com especialização em Orientação Educacional e venho atuando há dez anos em ações de incentivo à leitura em áreas rurais do país, junto ao Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras. Também atuei na Rede Pública de Ensino, pela Secretaria de Educação do DF [Distrito Federal], na modalidade Educação de Jovens e Adultos, no período de quatro anos.
Leia o texto completo na edição 33 da Revista Biblioo. Adquira em nossa loja virtual.
5 span> Comentários
Olá, acabo de adquirir esta edição e achei muito interessante essa matéria, porém não consegui encontrar nenhum meio de contato com o projeto Arca das Letras, e-mail, facebook…
Aguardo resposta. Obrigada!
Mariana, o email do Arca das Letras: arcadasletras@mda.gov.br
Mariana, nosso e-mail é: arcadasletras@mda.gov.br
Telefones: (61) 2020-0201 / 2020-0246
Existe Arca sim no seu Estado, são 207 bibliotecas, em 46 municípios, que atendem a 16.001 famílias, já foram entregues 42.943 livros e capacitados 365 agentes de leitura.
Olá, acabei de adquirir esta edição e achei muito interessante essa materia sobre a Arca das Letras, porém nao encontrei nenhum meio para contato, e-mail/facebook.
Estou interessada em saber se o projeto existe no meu estado (Espirito Santo)
Aguardo respostas, obrigada!
Interessante, vou atrás da edição.