O empresário Aluísio Porto cedeu o espaço para a biblioteca: homenagem à avó Anitta Porto Foto: Roberto Moreyra
Por Clarissa Monteagudo de o Extra
O terno já está pronto para a festa. Com cinco livros publicados, o fundador da escola de samba Unidos de Vila Rica, José Luiz Pires, de 77 anos, simboliza o espírito da Biblioteca Popular Anitta Porto Martins, primeira unidade do projeto Bibliotecas do Amanhã, da Prefeitura do Rio. A instituição abrirá as portas nesta terça-feira, às 10h, num charmoso casarão no Rio Comprido, com a vocação de se tornar um ponto de encontro democrático para estudantes, moradores e apaixonados por literatura.
— Comecei a gostar de ler quando fui fazer samba. Eu tinha que pesquisar, senão as letras ficavam parecidas. O livro é transformador. Você viaja. Eu vou entrar de corpo e alma nesse projeto — promete José Luiz, que será o mediador do troca-troca de livros, em que frequentadores entregam um exemplar de casa e podem levar uma obra da biblioteca.
José Pires será o responsável pelo troca-troca de livros Foto: Roberto Moreyra
A notícia da abertura da nova instituição é um alento para os cariocas, que amargaram, por corte de verbas, a redução do horário das bibliotecas Parque do estado, que, antes, funcionavam das 10h às 20h (abaixo).
Com 320 metros quadrados, divididos em dois andares, o prédio foi cedido em comodato pelo empresário Aloysio Maria Teixeira Filho, que homenageia a avó, Anitta:
— Ela foi um exemplo de dona de casa apaixonada pelos filhos. Uma mulher de enorme força moral. Ela tomava a lição e lia para a gente todos os dias. Essa biblioteca não homenageia uma literata, mas uma dona de casa totalmente dedicada.
Para o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, a nova unidade faz parte de um projeto de revitalização do Rio Comprido.
— Ela nasceu para ser um centro de cultura da comunidade. Temos áreas para oficinas, palestras, espaço de convivência infantil. A biblioteca faz parte da história educativa das pessoas, pois costuma ser apropriado pela população com mais intimidade do que um teatro, por exemplo. E está linda — comemora Calero, que contou com os patrocínios de Itaú, Universidade Estácio de Sá e Ministério da Cultura.
A biblioteca funcionará das 9h às 17h, na Rua Sampaio Viana 357, em frente à Avenida Paulo de Frontin.
Anitta Porto, a homenageada, com os filhos Yedda e Paulinho Foto: Reprodução
O caminho dos livros
Alemão
A Biblioteca Parque do Alemão fica na Estação Palmeiras do teleférico (Rua Aristóteles dos Santos s/nº, no Morro da Fazendinha). Funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h.
Centro
A Biblioteca Parque Estadual fica na Avenida Presidente Vargas 1.261, no Centro do Rio. Abre de terça-feira a sábado, das 11h às 19h, incluindo feriados.
Manguinhos
A Biblioteca Parque de Manguinhos fica na Avenida Dom Hélder Câmara 1.184, em Benfica. Abre de terça-feira a sábado, das 10h30m às 18h30m.
Niterói
A Biblioteca Pública de Niterói fica na Praça da República s/nº, no Centro de Niterói. Funciona de terça-feira a sábado, das 11h às 19h.
Rocinha
A Biblioteca Parque da Rocinha fica na Estrada da Gávea 454. Abre de terça-feira a sábado, das 10h30m às 18h30m, incluindo feriados.
Paquetá
A Biblioteca Joaquim Manoel de Macedo fica na Rua Adelaide Alambari 41. Funciona de terça-feira a sábado, das 8h às 16h.
Botafogo
A Biblioteca Popular fica na Rua Farani 53. Abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, das 10h às 16h; e no primeiro e no último domingos do mês, das 10h às 16h.
Campo Grande
A biblioteca está localizada na Praça Thelmo Gonçalves Maia s/nº. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Ilha do Governador
A Biblioteca Euclides da Cunha fica na Praça Danaides s/nº, no bairro do Cocotá. A unidade abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, das 10h às 16h; e no primeiro e no último domingos do mês, das 10h às 16h.
Irajá
A Biblioteca Pública de Irajá está localizada na Avenida Monsenhor Félix 512. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Jacarepaguá
A Biblioteca Pública de Jacarepaguá fica na Praça Seca, na Rua Doutor Bernardino 218. Abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; e no primeiro e no último fim de semana do mês, das 10h às 16h.
Tijuca
A unidade, que atualmente está em obras, fica Rua Guapeni 61. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, das 10h às 16h; e no primeiro e no último domingos do mês, das 10h às 16h. Telefone: 2204-0752.
Praça Onze
A Sala de Leitura Prof. Lourenço Filho está localizada na Rua Afonso Cavalcanti 455, sala 423. Telefone: 2976-2318.
Copacabana
A Biblioteca Escolar Carlos Drummond de Andrade/Max Feffer fica na Rua Sá Ferreira 80. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Glória
A Biblioteca Escolar Municipal Pedro Nava está localizada na Rua da Glória 214, 2º andar. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: 2224-6257.
Grajaú
A Biblioteca Escolar Municipal Clarice Lispector fica na Rua José Vicente 55. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Leblon
A Biblioteca Escolar Municipal Vinicius de Moraes está localizada na Avenida Bartolomeu Mitre 1.297. A unidade abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Méier
A Biblioteca Infantil Carlos Alberto (Bica) está localizada na Rua Rio Grande do Sul 83 A. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: 3277-1402.
Engenho Novo
A Biblioteca Escolar Municipal Agripino Grieco fica na Rua 24 de Maio 1.305. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Jardim América
A Biblioteca Escolar Municipal José Lins do Rego está localizada na Rua Thales de Carvalho s/nº. A unidade abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Penha
A Biblioteca Escolar Municipal Álvaro Moreyra fica na Rua Leopoldina Rego 734. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Ramos
A Biblioteca Escolar Municipal João Ribeiro fica na Rua Uranos 1.230. A unidade abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Bangu
A Biblioteca Escolar Municipal Cruz e Souza está localizada na Rua Silva Cardoso 349. A unidade abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Jardim Sulacap
Biblioteca Escolar Municipal Lucia Benedetti fica na Praça Mário Saraiva s/nº. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Santa Cruz
A Biblioteca Escolar Municipal Joaquim Nabuco está na Rua das Palmeiras Imperiais s/nº. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Paciência
A Biblioteca Escolar Municipal da Divinéia — João Cabral de Mello Neto está localizada no Ciep Roberto Morena, Avenida Cesário de Melo 11.485. Abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Cidade das Crianças
A Biblioteca Escolar Municipal Raquel de Queiróz fica na Rodovia Rio-Santos Km 1. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.