0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Em discurso à plenária do Encontro de Dirigentes de Bibliotecas Universitárias realizado na última semana em Brasília (dias 24, 25 e 26), o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Guimarães demonstrou preocupação com a ameaça de cortes ou suspensão de recursos do Portal de Periódicos da instituição. A informação foi dada por Paula Mello, vice-presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) que esteve no evento.

Como medida, o CBBU protocolou junto ao Ministério da Educação (MEC) um manifesto no qual indica sua preocupação com a manutenção da integridade e atualização do Portal de Periódicos da Capes, solicitando “a continuidade desse relevante serviço prestado à sociedade brasileira”.

De acordo com o documento, a iniciativa de criação do Portal não só favoreceu o acesso aos saberes disponíveis, como também promoveu a racionalização dos recursos orçamentários, uma vez que eliminou, no país, a redundância de gastos com aquisição de periódicos científicos pelas instituições de ensino e pesquisa, favorecendo o amplo acesso não só pela comunidade acadêmica, mas também por todo cidadão brasileiro que freqüenta as bibliotecas de ensino e pesquisa no país.

“A efetiva contribuição do Portal, ao longo destes quinze anos de sua existência, é incontestável para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no contexto nacional”, diz a nota.

A mobilização da comunidade

De acordo com Paula Mello, ela já conversou com o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde esta gerencia o sistema de bibliotecas, para que leve a proposta de uma manifestação dos reitores à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (ANDIFES) e que crie, na página da UFRJ, um abaixo assinado no qual as pessoas possam se registrar/assinar utilizando as facilidades da internet.

Perguntada pela equipe da Revista Biblioo de que forma a comunidade, incluindo ai os bibliotecários, pode se mobilizar para as que ameaças não se concretizem, Paula Mello respondeu que é preciso que seja divulgando o papel do Portal para a pesquisa e ensino, mobilizando professores e estudantes.

“Não podemos sequer imaginar como seria a dispersão da aquisição, os desperdícios orçamentários, as duplicidades, a falta de dados e informações, enfim, um enorme retrocesso, um caos na ciência brasileira”, desabafou.

Após a fala de Jorge Guimarães na plenária do Encontro de Dirigentes de Bibliotecas Universitárias gerou-se a especulação de que este deixaria o cargo. Contatada pela equipe da Revista Biblioo, a assessoria de imprensa da Capes não havia confirmado a informação até o fechamento desta reportagem.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

CERLALC

Próximo post

Universidade e repressão

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *