0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Do portal www.simted.org.br.

Parte do acervo da [Biblioteca Pública Municipal Vicente de Carvalho] foi levado para a central de coleta de material reciclado de Dourados, [Mato Grosso do Sul], onde serão destruídos. Enciclopédias, coleções de livros didáticos, revistas, livros de literatura de diversos autores renomados da literatura brasileira, como Monteiro Lobado, Graciliano Ramos e vários outros foram simplesmente descartados pela administração municipal. Há ainda coleções na área da Medicina, Agropecuária e até a importante obra literária “Os Lusíadas” estavam para descarte.

Segundo informações passadas por funcionários do local, a justificativa para o descarte é que estes livros não são mais necessários por vários motivos, inclusive por conta da internet que disponibiliza as mesmas obras na íntegra em documentos para download. O descarte foi descoberto por uma das diretoras do Simted, professora Adélia Garcia Martins, que foi ao local [no dia 9] no final da tarde para doar alguns livros para uma biblioteca comunitária que anteriormente existia no local, quando foi surpreendida, não apenas porque a biblioteca montada pelos catadores havia sido desativada, como também lá estavam os livros da biblioteca municipal para serem reciclados.

“Isso me causou revolta, uma vez que eu como diretora sindical, professora aposentada e ex-diretora de escola, conheço as dificuldades enfrentadas pelas Unidades Escolares com a falta de material de pesquisa, de literatura e livros didáticos, que em muitos casos faltam aos alunos”, disse Adélia.

Ela ainda acrescenta que que muitas pessoas estão reclamando da falta de espaço para pesquisa depois que a biblioteca municipal foi fechada. O prédio da biblioteca foi desativado e conforme informações o acervo teria sido transferido para a biblioteca da Praça da Juventude, que funciona apenas no período matutino.

Na tentativa de salvar alguns livros de literatura de autores renomados nacionalmente e regionalmente, a diretora recolheu vários exemplares que se encontram sob cuidados do sindicato. Sendo quantia ínfima diante de todo o material descartado.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Greve dos funcionários do CRB7 agora é por tempo indeterminado

Próximo post

Estudantes ocupam 25 escolas de SP

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *