No dia 21 de março os estudantes do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, localizado na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, ocuparam a escola como forma de protesto frente aos recentes cortes no orçamento da Educação e contra a precarização da escola pública.
A Revista Biblioo vem acompanhando as ocupações dos estudantes. No último dia 29 de março nossa equipe foi até o Mendes de Moraes e ouviu as reivindicações dos alunos.
A segunda escola ocupada pelo movimento secundarista foi o Colégio Estadual Gomes Freire, no dia 28 de março. O Gomes Freire também está localizado na Zona Norte do Rio, no bairro da Penha.
Seis colégios ocupados na manhã de hoje
A informação de que mais seis escolas foram ocupadas na manhã de hoje (04) foi divulgada na fanpage da Ação Direta em Educação Popular (ADEP). Confira lista disponibilizada pela ADEP:
- Colégio Estadual Heitor Lira.
- Colégio Estadual Visconde de Cairú.
- Ciep 460
- Colégio Estadual Euclides
- Colégio Estadual Nuta Bartlet
- Colégio Estadual São José do Imbassaí
Segundo o site Esquerda Diário, os estudantes do Colégio Estadual Visconde de Cairú, localizado no bairro do Méier, decidiram ocupar a escola após assembleia realizada nesta manhã.
Ocupação no Visconde de Cairú / Foto: Esquerda Diário
Em um cenário de precarização da educação pública no Rio de Janeiro, a luta do movimento secundarista é de suma importância para a garantia de uma educação pública de qualidade e de respeito com a escola pública. Todo apoio e solidariedade aos estudantes!