Jornada da Leitura Afetiva que faz parte do projeto “Tomates verdes fritos”, desenvolvido em Ribeirão Preto pelo Observatório do Livro em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, é evento gratuito e on-line e acontece de 21 a 23 de fevereiro, de 15 às 17h30
“O projeto me deixa com a impressão de que tenho um lugar meu”, comenta José Ramos de Souza, de 61 anos, participante do “Tomates verdes fritos”, desenvolvido em Ribeirão Preto (SP), com idosos que estão em tratamento contra o câncer ou remissão da doença. “É onde eu posso ser eu, sem medo de cuidar de todas as dores da alma”, ele completa, apontando a importância de ampliar a discussão entre especialistas da área da saúde e da literatura durante a “Jornada da Leitura Afetiva: acolhendo pacientes com câncer”, que acontece de 21 a 23 de fevereiro.
No primeiro dia, segunda-feira, após a abertura oficial – que contará com a presença da secretária de Assistência Social do município, Renata Correa Gaspartini, Galeno Amorim, presidente do Observatório do Livro, e José Alexsandro Costa Rodrigues, do Conselho do Idoso – a live principal abordará o tema “A importância do emocional nos cuidados dos pacientes em tratamento”, com a psicóloga  e presidente da Casa do Cuidar, Cristiane Ferraz Prade. Na sequência, o painel sobre “Como a Biblioterapia pode ajudar pacientes e sua rede de apoio” e o Sarau artístico, com contadores de história idosos do Instituto História Viva.
Na live principal do dia 22/2, a médica Karla Giacomin, PHD em Geriatria e coordenadora geral da Frente Nacional de Fortalecimento das ILPI, trará o tema “Para além da medicação – humanizando os cuidados com o paciente”. Para ela, qualquer doença será mais fácil de lidar se a pessoa tiver um livro como bom companheiro. “E nesse contexto, a gente também aprende com a leitura a fazer companhia para o outro”, observa. O destaque cultural ficará por conta de literatura musicada com moda de viola.
A escritora Heloisa Seixas, autora de mais de vinte livros e peças de teatro, falará, na live principal da quarta-feira (23), sobre sua obra “O oitavo selo: Quase romance”, onde relata memórias de fatos ocorridos com seu marido Ruy Castro, jornalista e escritor, que enfrentou um difícil tratamento contra o câncer. Intercalando ficção e realidade, ela aponta diversos momentos de um homem diante da morte. No sarau, a escritora e poetisa Mirian Oliveira e o contador de histórias Laudir Cruz apresentarão o quadro “Viver para contar e contar para viver”.
As inscrições para participar da jornada, que acontece de 15 às 17h30 durante os três dias de evento e será transmitida pelo Facebook e pelo YouTube, podem ser feitas, gratuitamente, pelo link. Enquadrado na Lei do Idoso, o Tomates Verdes Fritos é realizado em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e tem o patrocínio de Multilaser, Giga, Sotreq, Austral e apoio de Nitroquimica, Foroni, Vinci e Hospital São Lucas.

Comentários

Comentários