6
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O poder de cura dos livros, conhecido desde a Antiguidade, é o tema principal da Jornada da Biblioterapia, que acontece de 24 a 27 de novembro, e que já conta com mais de mil inscrições. Organizado pelo Observatório do Livro e da Leitura, o evento, em formato online e gratuito, terá grandes especialistas da área. Eles estarão na tela do computador, tablet ou celular, conversando sobre o papel dos livros e das leituras nos dias atuais – em tempos de pandemia e isolamento social – e de mais acontecimentos da vida, sempre às 19h.

Como, afinal, os livros que escolhemos para ler podem nos ajudar e a outras pessoas também? Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, a professora Dra. Lucélia Paiva abre a jornada, nesta terça-feira, com o tema ‘Como os livros ajudam a lidar com as perdas e o luto’. Ela destacará em sua fala, como deve ser o comportamento dos adultos e como educar as crianças sobre o tema.

E “Como a leitura literária mexe com as nossas emoções?” Para falar sobre isso, o escritor, psicólogo e professor Dr. Isaías Pessotti, vencedor do Prêmio Jabuti, em 1994, abordará, na quarta-feira (25), temas como depressão, ansiedade, tristeza, além de dicas de livros para esses e outros sintomas relatados frequentemente na atualidade.

Na quinta-feira (26), o historiador e doutor em História Social pela USP, com pós doutoramento pelo Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, professor Dr. Dante Gallian, falará sobre “Como os clássicos podem nos tornar pessoas melhores”. Autor do livro “A literatura como remédio”, ele contará, inclusive, sobre a sua experiência no desenvolvimento da metodologia Laboratório de Leitura (LabLei), na Escola Paulista de Medicina.

O escritor e jornalista Galeno Amorim, ex-presidente da Biblioteca Nacional e do Cerlalc/Unesco (Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe), fará o encerramento na sexta-feira (27). Presidente do Observatório do Livro e da Leitura, ele falará sobre “Como ajudar outras pessoas com a Biblioterapia”. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Bibliotecárias publicam manifesto em apoio à candidatura de Boulos e Erundina em SP

Próximo post

A difícil leitura de “Jazz”, de Toni Morrison