Os funcionários que atuam nas Bibliotecas Parque Estaduais do Rio de Janeiro assinaram hoje o aviso prévio. Em nota o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), organização social que administra as bibliotecas parque, informou que devido ao término do contrato com a Secretaria de Estado de Cultura o horário de funcionamento das Bibliotecas Parque de Manguinhos, Centro e Rocinha será reduzido em duas horas. Excepcionalmente neste mês de dezembro as unidades parque do Rio vão funcionar de 11h às 17h.
Nota publicada hoje pelo IDG
A Secretaria de Estado de Cultura está tentando um acordo junto a Prefeitura do Rio para manter as bibliotecas parque abertas, mas muito provavelmente o fechamento das bibliotecas deve ocorrer pelo menos por um período até que o prefeito eleito recentemente tome posse e consiga a liberação de recursos.
A Revista Biblioo conversou com funcionários das bibliotecas estaduais que preferiram manter o anonimato. Um deles confirmou a nossa equipe que assinou o aviso prévio hoje e que recebeu a recomendação de comunicar aos leitores o fechamento da biblioteca em 2 horas mais cedo.
Outro funcionário que também preferiu não ser identificado demonstrou indignação perante a situação de instabilidade: “tudo começa errado, sem concurso, não é porque tenho emprego, mas é errado e deveriam dar mais garantias”, destacou.
A Revista Biblioo vem acompanhando o declínio das bibliotecas parque desde o ano passado com reportagens, entrevistas e na edição 62 deste mês realizamos uma matéria especial retratando a evolução e o período de crise que atravessa esses espaços de cultura da cidade do Rio.