“Não devemos olhar as bibliotecas digitais separado das bibliotecas físicas”

Embora as propostas constantes do programa da então candidata Dilma Rousseff tenham sido demasiadamente modestas para a área cultural, especialmente no que se refere às bibliotecas, sua reeleição pode representar uma garantia de …

O presente artigo uma análise do mercado de trabalho para os profissionais da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação nos dias de hoje. Aborda as competências básicas que os profissionais da Informação …

E os poderes que não podem de todo ser cerceados

As horas não passam. O tempo não existe. Continuo sentada na mesma cadeira olhando para o porta-retrato vazio. Não sei onde coloquei sua fotografia. O vento a levou? Rasguei em milhões de partículas? …

Vivemos em um país múltiplo em pessoas, culturas, comidas, vestimentas, clima. O Brasil sem dúvida abriga uma infinita diversidade, dando-nos reconhecimentos internacionais por termos “o mundo inteiro” dentro de um só país. Mas …

No mês de outubro, mais especificamente no dia 28, é comemorado o dia do servidor público que foi instituído no governo do presidente Getúlio Vargas em 1937. Vale à pena lembrar que o …

Na história da Biblioteconomia brasileira muito tem sido discutido acerca do papel dos órgãos de classe, em especial, no que tange a dualidade perspectivas/potencialidades de ação e passividade/inoperância. Em tese, essa discussão, embora …

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado em janeiro deste ano, o Brasil é o 8° país com mais analfabetos absolutos no mundo: 16 milhões. Os números decerto serão maiores …

Mapeamento busca descortinar a realidade destes espaços