RIO – A minutos de ministrar a palestra Reinventando a Educação: Diversidade, Descolonização a convite do Coletivo Denegrir da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o professor Muniz Sodré concedeu uma …

Eu tenho meu próprio pedaço de terra, que de terra, de fato, não tem muita coisa (além de uma eventual poeira que minhas alergias me obrigam a combater como um paladino da limpeza), …

Sendo a segunda unidade de informação da Academia, agrega passado e presente em instalações que armazenam 70 mil exemplares

Há alguns anos ler estava vinculado ao papel. Era inimaginável pensar na leitura sem pensar no manuseio das folhas. No século XV, Gutenberg ficou reconhecido pela invenção da imprensa a qual possibilitou mudanças …

Ele estava saindo da vida dela. Abriu a porta, pegou as malas espalhadas pelo chão, tirou o chapéu do cabide e, como que num último gesto de misericórdia, acendeu um cigarro. Tragou a …

Muito tem sido falado, discutido e investigado acerca de possíveis aproximações acadêmicas e políticas entre Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia (as chamadas ‘Três Marias’ que represento neste texto como B – A – M). …

“As leis são sempre úteis aos que tem posses e nocivas aos que nada têm”. (Jean-Jacques Rousseau).   A partir da frase de Rousseau inicio esse ensaio com o intuito de fazer uma …

O Instituto Ler para Crescer faz isso muito bem…

Você almeja minhas certezas. Uma fagulha que seja. E te dou minhas dúvidas. Que fará você com as certezas? Escalará montanhas? Derrubará barricadas? Atravessará oceanos a braçadas? São as dúvidas que nos projetam. …