O bibliotecário Cristian Brayner não é mais diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB). A informação consta de uma nota oficial publicada hoje sobre a mudança na estrutura administrativa do Ministério da Cultura (MinC). “O Ministério da Cultura agradece os serviços prestados pelo profissional no período em que esteve à frente do órgão”, diz o informe.

Brayner, que foi exonerado a pedido, estava à frente do DLLLB desde o final do ano passado quando foi alçado ao cargo pelo então ministro da Cultura, Marcelo Calero. Como se sabe, Calero deixou o governo no final de 2016 acusando o presidente Michel Temer de favorecer o também ex-ministro, Geddel Vieira Lima, num caso de tráfico de influências.

Primeiro bibliotecário responsável pela pasta desde a sua criação, Breyner assumiu o Departamento prometendo revitalizar o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), “empoderar” os comitês do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), além de intensificar a presença do Brasil nas feiras internacionais do livro e reabrir a Biblioteca Demonstrativa de Brasília.

“Sou grato pelo tempo à frente do DLLLB. Foram trinta ações desenvolvidas em pouco mais de oito meses. Amante da liberdade e da impessoalidade no trato com o patrimônio do povo, optei fechar este ciclo. Continuarei atuando em prol da leitura e das bibliotecas, só que no Parlamento, espaço tão caro à minha pessoa. Torço para que as ações em vias de finalização – a reforma da Biblioteca Demonstrativa e a distribuição dos 500 mil livros guardados no Porto Maravilha, por exemplo – continuem sendo tratadas como prioritárias. Minha gratidão a todos”, disse o bibliotecário em sua conta no Facebook.

Cristian (de camisa azul) junto com a equipe do DLLLB. Foto: Facebook

Mudança na estrutura administrativa do MinC

Ainda de acordo com a nota do MinC, o Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) será transferido da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), a quem estava subordinado, para a Secretaria da Economia da Cultura (SEC).

Segundo o Ministério, a ação faz parte da política da atual gestão de valorizar e fomentar a economia criativa. “O DLLLB ficará subordinado ao secretário Mansur Bassit, profissional reconhecido no setor livreiro, em uma demonstração clara de que o MinC prioriza o setor”, disse a notícia.

A exoneração de Brayner dever ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

*Esta reportagem foi atualizada no dia 10 de agosto para corrigir informações.

Comentários

Comentários