0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Aí a gente passa meses estudando e, em um processo de autossabotagem (ou falta de planejamento!), coloca tudo a perder!

Existem coisas que todo candidato deve prestar atenção na véspera e no dia da prova, mas se esquece. Por nervosismo, por estar focado demais nos estudos, por falta de atenção, ou por desorganização mesmo.

Já fui personagem principal de alguns “causos” bem interessantes. E já ouvi alguns de chorar (de desespero e de tanto rir, também!). Querem alguns, só pra ver como funciona?

Certa vez, quando ainda morava em Brasília, resolvi fazer um concurso aqui pro Rio. (TRF2, em 2007. Jamais esquecerei!) Comprei passagem, acertei hospedagem na casa de parentes queridos – esticando umas férias depois, inclusive! E estava tudo ótimo, até que… Eu esqueci de me inscrever no concurso. UHUM. Esqueci APENAS desse detalhe. Por sorte, meu final foi feliz: a banca prorrogou o prazo de inscrição e eu consegui fazer a prova!

Meu marido também cometeu o mesmo erro: já estávamos aqui no Rio e ele resolveu fazer uma prova em Brasília. Comprou passagens, avisou aos pais que iria fazer uma visita e… Esqueceu de PAGAR pela inscrição. Só que dessa vez a banca não prorrogou o prazo. =(

Um casal de amigos confiou no despertador do celular para acordar para a prova. Mas era virada de horário de verão, eles alteraram o horário do celular e o celular TAMBÉM fez isso. Acordaram uma hora atrasados e chegaram com uma hora de atraso ao local de prova JURANDO que estavam chegando super adiantados. =(

Uma amiga querida não verificou o local de prova e simplesmente confiou que realizaria o exame no mesmo local que o namorado. Não era no mesmo local. Era a mais de 30 km de distância e acabou perdendo a prova.

Uma outra amiga se inscreveu para um concurso em outra cidade e esqueceu de comprar as passagens e providenciar hospedagem. Só lembrou desses “detalhes” 3 dias antes da prova.

Uma vez, na sala em que eu fiz prova, uns 3 candidatos “esqueceram de ler o edital” e apareceram com canetas incompatíveis com a caneta que deveria ser utilizada (preta, fabricada em material TRANSPARENTE). Como o edital proibia o empréstimo de material entre candidatos, os três tiveram que fazer a prova toda apenas com a CARGA das canetas. Pensem no desconforto para passar a redação a limpo?

Enfim… seja qual for o caso, preparei um pequeno checklist com base nos erros que eu e alguns amigos já cometeram. Não comentam os mesmos erros, ok?

Meses antes:
1- Ler o edital.
2- Fazer a inscrição no concurso.
3- Pagar a inscrição no concurso.
4- Se o concurso for em outra cidade, providenciar transporte e hospedagem.
5- Estudar.

Na semana:
1- Verifique o local de prova e identifique o melhor jeito de chegar. (Se for de carro, lembre-se de procurar várias opções de estacionamento…)
2- Confira o horário da prova.
3- Verifique se o horário na cidade é o horário de Brasília. Se não, verifique a que horas você DE FATO tem que estar no local de prova.
4- Se programe para chegar pelo menos 1 hora antes da prova.

Na véspera:
1- Separe canetas que estejam funcionando (compatíveis com o que estiver descrito no edital). Sugiro que você leve umas 4.
2- Se alimente bem, mas não enfie o pé na jaca.
3- Separe lanchinhos para durante a prova (chocolate, água, balas, chicletes, frutas… Mas lembre-se que você não está indo pra guerra. São só algumas horas!)
4- Separe também o que você vai precisar levar para a prova. A identidade, por exemplo.
5- O celular não é muito importante nesse dia. Mas se você tiver que levá-lo, lembre-se de desprogramar qualquer alerta, alarme, ou qualquer coisa que possa vir a fazer o telefone tocar, mesmo desligado, durante a prova.
6- Não estude. Você já fez isso durante meses.
7- Descanse.
8- Não confie apenas no despertador do celular. Sabe aqueles bem vagabundos, baratinhos e irritantes que vendem nas feiras? São os melhores.
9- Durma bem. E se a prova for pela manhã, durma cedo.

No dia:
1- Se alimente bem, mas – DE NOVO – não enfie o pé na jaca. Você não quer passar mal.
2- Pegue tudo o que você já deixou separado de véspera: canetas, lanche, A IDENTIDADE…
3- Saia de casa 15 minutos antes do horário que você programou. =P
4- Chegando no local, identifique sua sala e RELAXE. Tá dando tudo certo! =D

E você? Já passou por alguma aventura em dia de prova? Tem alguma dica pra gente? Fala aqui nos comentários!

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Dicas para uma boa redação

Próximo post

Neil Gaiman

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *