0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A carência de espaços culturais e de bibliotecas é uma realidade presente em grande parte das cidades brasileiras. De acordo com os dados do primeiro Censo Nacional das bibliotecas públicas municipais temos em média 2,67 bibliotecas por cada 100 mil habitantes no país.

Diante dessa realidade, o Grupo Lúmens está realizando uma campanha para arrecadar fundos para a construção de uma biblioteca de Taipa que se situa no sertão piauiense, na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizada no município de Miguel Alves, especificadamente na comunidade Sambaíba. Tal iniciativa já foi abordada pela Revista Biblioo em uma entrevista realizada pela nossa colaboradora, Luciana Rodrigues.

Campanha tem meta de adquirir um total de mil reais / Foto: Divulgação

A biblioteca irá atender mais de 80 crianças e jovens dessa comunidade rural, com uma alta evasão escolar porque muitos jovens trabalham com agricultura familiar e depois de adultos vão para cidade em busca de empregos e sem escolaridade. No caso das mulheres, a situação ainda é mais agravante pelo fato de existir uma grande incidência de gravidez, analfabetismo e desemprego.

Segundo Flaviane Tarja, uma das responsáveis pela campanha, a ideia é criar um espaço com atividades lúdicas e convidativo para as crianças. “A biblioteca de Taipa será um espaço lúdico, um lugar para se brincar com as letras, os livros e brinquedos educativos, será um lugar onde se pode desenhar, contar histórias, dançar, ouvir música, a biblioteca será um convite para cada criança de viajar no mundo da imaginação”.

O projeto vem tendo ampla divulgação através das mídias sociais e muitos enviam suas fotos segurando cartazes em apoio ao projeto através das hashtags ‪#‎ProjetoBibliotecaDeTaipa ‪#‎GrupoLumens. Tal campanha já chegou a outros países e conseguiu adeptos na Argentina, na Colômbia, no Paraguai, no México, nos Estados Unidos e na Espanha.

Campanha teve repercussão nas redes sociais / Foto: Divulgação

O plano era entregar a biblioteca pronta em dezembro do ano passado, mas devido a falta de recursos a obra está paralisada.

Serviço:

Para contribuir com a campanha basta acessar a plataforma Kickante e fazer sua doação.

Para quem quiser entrar em contato com o Grupo Lumens, seguem abaixo as diversas formas:

Blog: www.grupolumens.blogspot.com.br

Facebook: facebook.com/grupolumensthe

Grupo aberto no Facebook: Grupo LUMENS

Instagram: instagram.com/grupolumens   – @grupolumens

Email: [email protected]

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

O papel do bibliotecário

Próximo post

Biblioo de cara nova: as propostas e os desafios que se impõem em 2017

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *