Foi publicado na manhã desta terça-feira (25) a nomeação de Renata Silveira da Costa para exercer a função de secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). A pasta estava sem comando desde a saída de José Castilho Marques Neto, em maio de 2016, quando este pediu demissão em protesto ao afastamento do cargo da então presidente Dilma Rousseff.
O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), instituído por meio da portaria interministerial nº 1.442 de 2006, tem por finalidade básica assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro como fator relevante para o incremento da produção intelectual e o desenvolvimento da economia nacional.
Renata Costa coordena atualmente o Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro (SEB-RJ), que é ligado à Superintendência de Leitura e Conhecimento da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, função que ela irá continuar ocupando mesmo à frente do PNLL. O SEB-RJ faz frente às ações do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro (PELLLB-RJ), cujo trabalho de construção está a cargo de um grupo de trabalho.
Um dos maiores desafios de Renata no PNLL, que se desenvolve a partir de um regime de mútua cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, é sem dúvida as limitações financeiras. Além disso, a nova secretária deve acompanhar de perto a tramitação na Câmara dos Deputados da Política Nacional de Leitura e Escrita.