0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Discorreremos sobre a relação entre a Biblioteconomia e a imprensa – e num sentido mais amplo, a relação entre Biblioteconomia e os veículos de comunicação. Faz-se necessário esse adendo, pois o próprio termo imprensa pode remeter apenas às fontes de informação impressas, como jornais e revistas. Se levarmos em consideração que esses próprios veículos de comunicação possuem suas versões digitais e on-line, não podemos nos deter apenas à noção de imprensa em um sentido antigo do termo.

Mesmo com essa ponderação, nosso objeto ainda se apresenta demasiadamente extenso. Necessitamos, portanto, especificar qual o fulcro temporal e social. Neste sentido, apoiaremo-nos nas análises de Ignacio Ramonet (O quinto poder: caminhos para uma comunicação democráticaInstituto Paulo Freire, 2007), diretor-presidente do Le Monde Diplomatique.

Segundo Ramonet, a imprensa e os meios de comunicação tiveram por muito tempo a função de regular os três poderes concernentes ao Estado: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Logo, constituíram o que ficou conhecido como o Quarto Poder, geralmente compromissado com a sociedade civil.

Leia o texto completo na edição 43 da Revista Biblioo. Clique aqui e adquira em nossa loja virtual.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Edição 43

Próximo post

Os filhos dos dias

Sem comentários

Deixe uma resposta