A Malê, editora voltada à temática afro-brasileira, vai participar da programação paralela da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que começa nesta quarta-feira, 10, com uma programação na Casa Poéticas Negras. A programação inclui debates e lançamento de livros de escritoras de diversos segmentos da literatura.
A professora e pesquisadora da UFRJ, Giovana Xavier, lança no dia 13/07 (sábado), às 17 horas, o livro Você pode substituir mulheres negras como objeto de estudo por mulheres negras contando sua própria história, uma coletânea de ensaios curtos sobre feminismo negro, representatividade negra, maternidade e vida acadêmica.
O lançamento conta com um bate-papo entre a Giovana Xavier e a escritora Conceição Evaristo. Poeta e slammer, uma das fundadoras do Slam das minas RJ, Letícia Brito lança no dia 12/07 (sexta), às 17h30, o livro Antes que seja tarde para se falar de poesia, a coletânea de poemas capta as questões sociais mais sensíveis da realidade brasileira contemporânea.
Com uma trajetória iniciada nos coletivos literários de São Paulo, no início da década de 1980, a romancista, contista e poeta, Miriam Alves, lança Maréia, seu segundo romance, no dia 12/07 (sexta), às 13 horas. Maréia aborda histórias que se cruzam na brutalidade da experiência colonial forjada na mentira, no logro e no ganho financeiro e social de um grupo de personagens; mas também na luta, resistência e crença na força e vitória da cultura por parte de outro grupo.
A poeta e slammer Maria Duda, de 19 anos, lança Navio Negreiro, seu primeiro livro de poemas, no dia 12/07 (sexta), às 17 horas. O livro é uma parceria entre a Editora Malê e a Flup – Festa Literária das Periferias. Também fruto desta parceria é a coletânea de poemas Encontro poético das Sarauzeiras Oníricas. O grupo Sarauzeiras Oníricas surgiu no primeiro ciclo da Flup Pensa – FLUP Pensa, processo de formação de novos autores e leitores da FLUP, o livro será lançado no dia 12/07 (sexta), às 17 horas.
A programação ainda conta com um bate-papo sobre livro Vértice: escritas negras, organizado pela professora e pesquisadora Simone Ricco, no dia 13/07 (sábado), às 15 horas, e sobre Representação negra literatura infantil no dia 14/07, às 11 horas, com as escritoras Cássia Valle e Sonia Rosa. A Casa Poéticas Negras fica localizada na Rua Marechal Santos Dias, 22, Centro Histórico, Paraty.
Abaixo as obras a serem lançadas pela Malê na programação paralela da Flip: