Joselito Abimbola é um blogueiro popular das redes sobrenaturais de Ketu 3. Dono do canal Pavão Pescador, ele é um tipo de influencer. Com vídeos, textos e textões no Chilro e Grama instantânea, ele e seus pares, competidores por visibilidade, como Larissa Okikiade, atiçam seus seguidores a reagirem com likes (flechinhas) e comentários. As postagens dos blogueiros geram uma adoração por eles, fazendo deles celebridades, mas também estimula, de maneira irresponsável, disputas e debates com conteúdo odioso, rancoroso, ressentido e violento.
Dessa forma, pessoas canceladas e humilhadas nas redes, derrotadas em combates mortais nas caixas de comentários, se tornam monstros, espíritos malignos. Essa transformação ocorre como resultado de experiências de uma farmacêutica. Os espíritos malignos vão habitar os espaços subterrâneos das redes sobrenaturais, a rede profunda.
Estiloso, com seu black azul e dourado, seu traje colante com penas de pavão, Abimbola porta um enorme rifle todo purpurinado que dispara jatos multicoloridos; namora Valentina Adebusoye — com quem estabelece um tipo de permuta de celebrização/visibilização da imagem (ser um casal os torna mais famosos), e é acompanhado/protegido por Genoveva, uma pássara encarregada pela mãe de Joselito a ser uma protetora do blogueiro bruxo, a quem chama de mestre.
Ogã, filho de Logun Edé, iniciado com três anos de idade nas Casas empresariais, Joselito Abimbola é tão famoso, quanto inseguro. “Ele quer ser ele mesmo” e, por não medir as consequências dos seus atos, contribui para a crise sanitária que o uso tóxico das redes sobrenaturais causou em Ketu 3.
Ketu 3 é o lar dos filhos dos orixás, metrópole construída após a invasão e destruição de Ketu, uma metrópole do Continente, que era a imagem e semelhança da Ketu original, que existe no Orum. Ketu era governada pelos filhos de Oxóssi e foi destruída por alienígenas (seres pálidos, odiosos e destrutivos), que sequestraram seus habitantes e os levaram para outra parte do universo, onde foram escravizados e brutalizados.
Joselito sonhava em ser o maior blogueiro das redes sobrenaturais de Ketu 3. O que ele não esperava é que seu primo, João Arolê (o caçador cibernético da Rua Treze), Jamila Olabamiji (a garota cientista do facão furioso) e a líder Nina Onixé surgissem no seu caminho o convocando para uma missão, destruir o núcleo que torna as pessoas canceladas nas redes sobrenaturais em monstros.
Ao participar dessa missão, Joselito Abimbola, um emi ẹjé — com dons sobrenaturais, inicia um processo de autoconhecimento, de aproximação com questões mal resolvidas em seu passado e de reconexão com o seu sangue espiritual e com a sua essência. Um anti-herói que se confronta com a sua vaidade excessiva, a superficialidade e participação na propagação do discurso de ódio, atitudes que afastavam Abimbola da razão primordial de estar vivo, o encontro sincero com ele mesmo.
O Blogueiro bruxo das redes sobrenaturais é o terceiro romance da série afrofuturista de Fábio Kabral, sucede o romance A garota cientista do facão furioso, em que a menina, filha de Ogum, Jamila Olabamiji é a protagonista e o inicial, O caçador cibernético da Rua Treze, em que o protagonista é João Arolê, filho de Oxóssi.
O livro “O blogueiro bruxo das redes sobrenaturais” será lançado em outubro e encontra-se em pré-venda no site da Editora Malê clicando aqui.
Ficha técnica
Título: O blogueiro bruxo das redes sobrenaturais
Autor: Fábio Kabral
Assunto: Ficção especulativa; romance de aventura; Afrofuturismo
ISBN: 978-65-87746-50-0
Páginas: 262
Editora: Malê